Violência doméstica em Quarto de Despejo

uma proposta de ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21050

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos, Violência doméstica

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a execução de um projeto de ensino realizado no núcleo de Educação de Jovens e Adultos Centro III – EBM Donícia Maria da Costa, em Florianópolis, durante o ano letivo de 2023, como parte das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado de História da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto teve como objetivo principal realizar uma reflexão com os/as estudantes sobre a violência doméstica contra as mulheres e seus desdobramentos a partir de trechos selecionados do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada” (1960), de Carolina Maria de Jesus. A metodologia utilizada foi a análise da literatura como fonte histórica, na qual, por meio de uma oficina expositiva e dialogada, pretendeu-se compreender as permanências e rupturas históricas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Vieira Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (Área de História)
Centro de Ciências da Educação
Universidade Federal de Santa Catarina

Bruna Busnello, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada e Bacharela em História - UFSC

Mestranda em História - UFSC Currículo - https://lattes.cnpq.br/9896047477466344

Roberto Evaldo Wiggers, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Referências

ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender história por meio da literatura. In: _____. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learnig, 2010, p. 41-57.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2022. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano 16, 2022. ISSN 1983-7364. Disponível em: https://publicacoes.forumseguranca.org.br/items/4f923d12-3cb2-4a24-9b63-e41789581d30.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 ago. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 14 maio 2023.

CAIMI, Flávia Eloisa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar? Anos 90, 15(28), 2009, p. 129-150. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963

CARONE, Renata Rodrigues. A atuação do movimento feminista no legislativo federal: caso da Lei Maria da Penha. Lua Nova, São Paulo, 105: 181-216, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/Qc3SyHMX7tycGfYqVdr3hdp/abstract. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-181216/105

COISA mais linda: Augusto agride Lígia. [S.I]: Netflix, 2019. (1 min.), son., color. Disponível em: https://youtu.be/4NdeHM2I1Z8. Acesso em: 10 maio 2023.

COLLING, Ana Maria. Violência Contra as Mulheres - Herança Cruel Do Patriarcado. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 171–194, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10944. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8iEspeciam.10944

COSTA, Dalva de Oliveira. O lugar, a presença e o tratamento dado as mulheres no livro didático da EJA: espaço negado, espaço reivindicado. 184 f. TESE (Mestrado) – Programa de pós-graduação em Educação Mestrado em Educação Brasileira. Universidade Federal de Alagoas, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/365/1/Dalva%20de%20Oliveira%20Costa_2011%20%5BFinal%5D.pdf>.

DA SILVA, Cristiani Bereta. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Revista Caderno Espaço Feminino, Uber¬lândia, v.17, n.1, p. 219-243, 2007.

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, 84p.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1960.

MARTINS, Cid. Homem é preso por violência doméstica, liberado e na mesma noite mata a facadas a companheira gravida em Uruguaiana. Rio Grande do Sul, Gaúcha ZH, 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/02/homem-e-preso-por-violencia-domestica-liberado ena-mesma-noite-mata-a-facadas-a-companheira-gravida-em-uruguaiana-cle38i9mh000o01573hhgku9q.html.

MIRANDA, Anadir dos Reis. Reflexões sobre Mulheres, Gênero e Aprendizagem Histórica. Historiæ, Rio Grande, v.4, n.2, p.103-114, 2013.

MOREIRA, Viviane. Ensinar mulheres na História: abordagens biográficas. Florianópolis, 2018. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.

OLIVEIRA, Gilvan Muller de. A pesquisa como princípio educativo. In: Prefeitura Municipal de Florianópolis: Estrutura, Funcionamento e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Florianópolis: 2008, p. 37-44.

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 113–128, 2009. DOI: 10.22456/1983201X.7961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7961 . DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7961

PODOLAN, Marli Ossovski. A História Temática e a Questão de Gênero: a mulher na sociedade colonial brasileira. Dia a Dia Educação, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/426-4.pdf.

Polícia Militar de Santa Catarina (ed.). Homem é preso por violência doméstica e ameaça de morte contra a companheira. 2023. Disponível em: https://www.pm.sc.gov.br/noticias/homem-e-preso-porviolencia-domestica-e-ameaca-de-morte-contra-a-companheira.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015, 160p. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wpcontent/uploads/sites/5/2021/10/genero_web.pdf.

SANTOS, Amanda Ferreira dos. Da legítima defesa da honra ao feminicídio: uma análise histórica da lei penal relativa à violência de gênero. Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Curso de Bacharelado em Direito. Brasília, 2019, 25p.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. As fontes históricas e o ensino da História. In: ______. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2014, p. 111-136.

SANTA CATARINA. SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. Boletim Mensal de Indicadores - 2023. Disponível em: <https://www.ssp.sc.gov.br/index.php/component/content/article/9-uncategorised/2837-relatorios-semanais-23?Itemid=437>.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

BORGES, Joana Vieira; BUSNELLO, Bruna; WIGGERS, Roberto Evaldo. Violência doméstica em Quarto de Despejo : uma proposta de ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 29–48, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21050. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21050. Acesso em: 21 nov. 2024.