Violência doméstica em Quarto de Despejo
uma proposta de ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21050Keywords:
Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos, Violência domésticaAbstract
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a execução de um projeto de ensino realizado no núcleo de Educação de Jovens e Adultos Centro III – EBM Donícia Maria da Costa, em Florianópolis, durante o ano letivo de 2023, como parte das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado de História da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto teve como objetivo principal realizar uma reflexão com os/as estudantes sobre a violência doméstica contra as mulheres e seus desdobramentos a partir de trechos selecionados do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada” (1960), de Carolina Maria de Jesus. A metodologia utilizada foi a análise da literatura como fonte histórica, na qual, por meio de uma oficina expositiva e dialogada, pretendeu-se compreender as permanências e rupturas históricas sobre o tema.
Downloads
Metrics
References
ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender história por meio da literatura. In: _____. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learnig, 2010, p. 41-57.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2022. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano 16, 2022. ISSN 1983-7364. Disponível em: https://publicacoes.forumseguranca.org.br/items/4f923d12-3cb2-4a24-9b63-e41789581d30.
BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 ago. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 14 maio 2023.
CAIMI, Flávia Eloisa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar? Anos 90, 15(28), 2009, p. 129-150. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963
CARONE, Renata Rodrigues. A atuação do movimento feminista no legislativo federal: caso da Lei Maria da Penha. Lua Nova, São Paulo, 105: 181-216, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/Qc3SyHMX7tycGfYqVdr3hdp/abstract. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-181216/105
COISA mais linda: Augusto agride Lígia. [S.I]: Netflix, 2019. (1 min.), son., color. Disponível em: https://youtu.be/4NdeHM2I1Z8. Acesso em: 10 maio 2023.
COLLING, Ana Maria. Violência Contra as Mulheres - Herança Cruel Do Patriarcado. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 171–194, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10944. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8iEspeciam.10944
COSTA, Dalva de Oliveira. O lugar, a presença e o tratamento dado as mulheres no livro didático da EJA: espaço negado, espaço reivindicado. 184 f. TESE (Mestrado) – Programa de pós-graduação em Educação Mestrado em Educação Brasileira. Universidade Federal de Alagoas, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/365/1/Dalva%20de%20Oliveira%20Costa_2011%20%5BFinal%5D.pdf>.
DA SILVA, Cristiani Bereta. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Revista Caderno Espaço Feminino, Uber¬lândia, v.17, n.1, p. 219-243, 2007.
FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, 84p.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1960.
MARTINS, Cid. Homem é preso por violência doméstica, liberado e na mesma noite mata a facadas a companheira gravida em Uruguaiana. Rio Grande do Sul, Gaúcha ZH, 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/02/homem-e-preso-por-violencia-domestica-liberado ena-mesma-noite-mata-a-facadas-a-companheira-gravida-em-uruguaiana-cle38i9mh000o01573hhgku9q.html.
MIRANDA, Anadir dos Reis. Reflexões sobre Mulheres, Gênero e Aprendizagem Histórica. Historiæ, Rio Grande, v.4, n.2, p.103-114, 2013.
MOREIRA, Viviane. Ensinar mulheres na História: abordagens biográficas. Florianópolis, 2018. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
OLIVEIRA, Gilvan Muller de. A pesquisa como princípio educativo. In: Prefeitura Municipal de Florianópolis: Estrutura, Funcionamento e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Florianópolis: 2008, p. 37-44.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 113–128, 2009. DOI: 10.22456/1983201X.7961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7961 . DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7961
PODOLAN, Marli Ossovski. A História Temática e a Questão de Gênero: a mulher na sociedade colonial brasileira. Dia a Dia Educação, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/426-4.pdf.
Polícia Militar de Santa Catarina (ed.). Homem é preso por violência doméstica e ameaça de morte contra a companheira. 2023. Disponível em: https://www.pm.sc.gov.br/noticias/homem-e-preso-porviolencia-domestica-e-ameaca-de-morte-contra-a-companheira.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015, 160p. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wpcontent/uploads/sites/5/2021/10/genero_web.pdf.
SANTOS, Amanda Ferreira dos. Da legítima defesa da honra ao feminicídio: uma análise histórica da lei penal relativa à violência de gênero. Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Curso de Bacharelado em Direito. Brasília, 2019, 25p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. As fontes históricas e o ensino da História. In: ______. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2014, p. 111-136.
SANTA CATARINA. SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. Boletim Mensal de Indicadores - 2023. Disponível em: <https://www.ssp.sc.gov.br/index.php/component/content/article/9-uncategorised/2837-relatorios-semanais-23?Itemid=437>.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)