VIOLENCIA DOMÉSTICA EN CUARTO DE DESECHOS: UNA PROPUESTA DE ENSEÑANZA DE LA HISTORIA PARA LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS
uma proposta de ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21050Palabras clave:
Educación de Jóvenes y Adultos, Enseñanza de la Historia, violencia domésticaResumen
Este artículo presenta un relato de experiencia sobre la ejecución de un proyecto docente realizado en el centro III de Educación de Jóvenes y Adultos – EBM XXXX, en Florianópolis, durante el año de 2023, como parte de las actividades de la disciplina de Práctica Curricular Supervisada en Historia en XXXX. El principal objetivo del proyecto fue realizar una reflexión con estudiantes sobre la violencia doméstica contra las mujeres y sus consecuencias a partir de extractos seleccionados del libro “Cuarto de desechos” (1960), de Carolina María de Jesus. La metodología utilizada fue el análisis de la literatura como fuente histórica, en la que, a través de un taller expositivo y dialogado, se buscó comprender las continuidades y rupturas históricas sobre el tema.
Descargas
Métricas
Citas
ABUD, Kátia Maria; SILVA, André Chaves de Melo; ALVES, Ronaldo Cardoso. Aprender história por meio da literatura. In: _____. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learnig, 2010, p. 41-57.
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA 2022. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano 16, 2022. ISSN 1983-7364. Disponível em: https://publicacoes.forumseguranca.org.br/items/4f923d12-3cb2-4a24-9b63-e41789581d30.
BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 ago. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 14 maio 2023.
CAIMI, Flávia Eloisa. Fontes históricas na sala de aula: uma possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar? Anos 90, 15(28), 2009, p. 129-150. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7963
CARONE, Renata Rodrigues. A atuação do movimento feminista no legislativo federal: caso da Lei Maria da Penha. Lua Nova, São Paulo, 105: 181-216, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/Qc3SyHMX7tycGfYqVdr3hdp/abstract. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-181216/105
COISA mais linda: Augusto agride Lígia. [S.I]: Netflix, 2019. (1 min.), son., color. Disponível em: https://youtu.be/4NdeHM2I1Z8. Acesso em: 10 maio 2023.
COLLING, Ana Maria. Violência Contra as Mulheres - Herança Cruel Do Patriarcado. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 171–194, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10944. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8iEspeciam.10944
COSTA, Dalva de Oliveira. O lugar, a presença e o tratamento dado as mulheres no livro didático da EJA: espaço negado, espaço reivindicado. 184 f. TESE (Mestrado) – Programa de pós-graduação em Educação Mestrado em Educação Brasileira. Universidade Federal de Alagoas, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/365/1/Dalva%20de%20Oliveira%20Costa_2011%20%5BFinal%5D.pdf>.
DA SILVA, Cristiani Bereta. O saber histórico escolar sobre as mulheres e relações de gênero nos livros didáticos de história. Revista Caderno Espaço Feminino, Uber¬lândia, v.17, n.1, p. 219-243, 2007.
FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, 84p.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1960.
MARTINS, Cid. Homem é preso por violência doméstica, liberado e na mesma noite mata a facadas a companheira gravida em Uruguaiana. Rio Grande do Sul, Gaúcha ZH, 2023. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/02/homem-e-preso-por-violencia-domestica-liberado ena-mesma-noite-mata-a-facadas-a-companheira-gravida-em-uruguaiana-cle38i9mh000o01573hhgku9q.html.
MIRANDA, Anadir dos Reis. Reflexões sobre Mulheres, Gênero e Aprendizagem Histórica. Historiæ, Rio Grande, v.4, n.2, p.103-114, 2013.
MOREIRA, Viviane. Ensinar mulheres na História: abordagens biográficas. Florianópolis, 2018. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
OLIVEIRA, Gilvan Muller de. A pesquisa como princípio educativo. In: Prefeitura Municipal de Florianópolis: Estrutura, Funcionamento e Prática na Educação de Jovens e Adultos. Florianópolis: 2008, p. 37-44.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 113–128, 2009. DOI: 10.22456/1983201X.7961. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7961 . DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7961
PODOLAN, Marli Ossovski. A História Temática e a Questão de Gênero: a mulher na sociedade colonial brasileira. Dia a Dia Educação, 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/426-4.pdf.
Polícia Militar de Santa Catarina (ed.). Homem é preso por violência doméstica e ameaça de morte contra a companheira. 2023. Disponível em: https://www.pm.sc.gov.br/noticias/homem-e-preso-porviolencia-domestica-e-ameaca-de-morte-contra-a-companheira.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015, 160p. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wpcontent/uploads/sites/5/2021/10/genero_web.pdf.
SANTOS, Amanda Ferreira dos. Da legítima defesa da honra ao feminicídio: uma análise histórica da lei penal relativa à violência de gênero. Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Curso de Bacharelado em Direito. Brasília, 2019, 25p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. As fontes históricas e o ensino da História. In: ______. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2014, p. 111-136.
SANTA CATARINA. SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. Boletim Mensal de Indicadores - 2023. Disponível em: <https://www.ssp.sc.gov.br/index.php/component/content/article/9-uncategorised/2837-relatorios-semanais-23?Itemid=437>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)