O ato de lecionar: o uso de jogos como ferramenta de leitura e entendimento do território

Autores

  • Reuel Machado Leite PPGeo/UFS
  • José Hugo Feitosa Silva Faculdade São Luiz de França
  • Mario Artur Barbosa da Rocha DGE/UFS
  • Jorge Edson Santos PPGEO/UFS

Resumo

A geografia tem se utilizado cada vez mais de novas metodologias de ensino. A importância de ler o território e compreender que os símbolos, objetos, crenças, ações de indivíduos, grupos, classes, povos, nações, etc. são resultado da transformação/apropriação, ou seja, da (re) produção do ser humano na busca pela sobrevivência e satisfação de suas necessidades é fundamental. Dessa forma o uso de jogos nos permite realizar uma aproximação como estudo da sala de aula e as novas tecnologias. A partir do trabalho exposto acreditamos que os jogos são importantes fontes de informação geográfica além de nos permitir uma interação com outras áreas do conhecimento cientifico. Este artigo justifica-se por contribuir para as pesquisas desenvolvidas acerca do ensino da geografia possibilitando uma interpretação dessa ferramenta pedagógica.

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Biografia do Autor

Reuel Machado Leite, PPGeo/UFS

Mestre em Geografia/ UFS

José Hugo Feitosa Silva, Faculdade São Luiz de França

Especialista em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos

Jorge Edson Santos, PPGEO/UFS

Mestrando em Geografia/UFS

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Publicado

2017-09-19

Como Citar

LEITE, Reuel Machado; SILVA, José Hugo Feitosa; BARBOSA DA ROCHA, Mario Artur; SANTOS, Jorge Edson. O ato de lecionar: o uso de jogos como ferramenta de leitura e entendimento do território. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 9, n. 17, p. 75–88, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/5723. Acesso em: 22 dez. 2024.