É preciso romper com o silenciamento
a Lei 6060/2023 e o ensino de história das mulheres no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21075Keywords:
História das Mulheres; Ensino de História; Lei 6060/2023/MS.Abstract
The publication of Law 6060, of May 2023, in the State of Mato Grosso do Sul, highlights the need for a debate, which is confirmed from a specific political context. The inclusion of the Teaching of Women's History through specific legislation is demanded by social, women's and feminist movements. By becoming the study and teaching of women's history as a transversal content in state schools, the purpose of the article is to highlight how this has been thought, problematized and implemented. Using an online form, we asked teachers working in schools if they knew the law, what they thought about it and how the teaching of women's history is effective in their schools. The article is divided into two parts, in the first, we present a reflection on teaching the topic and in the second, we analyze the responses of teachers.
Downloads
Metrics
References
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03/04/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli de Lourdes Tonet; SATLER, Carla Fernanda da Silva. Ensino de História e Etnicidades. Rio de Janeiro/Nova Andradina: Sobre Ontens, 2020. Disponível em: https://revistasobreontens.blogspot.com/p/livros.html. Acesso em 03/04/2024.
COSTA, Manuela Areias; BRANDÃO, Thaiane Sales. Vinte anos da Lei 10.639/2003: reflexões sobre os avanços, desafios e impasses para implementação nas escolas públicas de Amambai-MS. Métis: História e Cultura. V. 22. N. 43, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11573. Acesso em 11/04/2024.
FEMENÍAS, María Luisa. Esbozo de um feminismo latino-americano. Revista Estudos Feministas, UFSC, v.15, n.1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/.../S0104-026X2007000100002/7097. Acesso em 07/05/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2007000100002
FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e abordagens de pesquisa. Educação e Realidade. 21(1), jan/jun de 1996. Disponível em: //https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/71652/40642. Acesso em: 07/05/2024.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988).
MATO GROSSO DO SUL. Lei Nº 6.060, de 29 de maio de 2023. Diário Oficial Eletrônico. Ano XLV, n. 11.173, Campo Grande, quarta-feira, 31 de maio de 2023.
PEDRO, Joana Maria; SOIHET, Rachel. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História. São Paulo, V. 27, n. 54, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/QQh4kZdCDdnQZjv6rqJdWCc/abstract/?lang=pt. Acessado em 09/05/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882007000200015
RÜSEN, Jörn. O livro didático ideal. In: SCHIMDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: UFPR, 2010.
SOUZA, Laísa Maryane Nunes de. Dos documentos às práticas: uma análise sobre o debate de gênero nos cursos de licenciatura da UNESPAR - Campus de União da Vitória. Trabalho de Conclusão de Curso. União da Vitória: UNESPAR, 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)