É preciso romper com o silenciamento

a Lei 6060/2023 e o ensino de história das mulheres no Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21075

Palavras-chave:

História das Mulheres; Ensino de História; Lei 6060/2023/MS.

Resumo

A publicação da Lei 6060, de maio de 2023, no Estado de Mato Grosso do Sul, evidencia a necessidade de um debate, que se confirma a partir de um contexto político específico em que se reivindica o direito das mulheres e o enfrentamento das violências cometidas contra as mesmas. A inclusão do Ensino da História das Mulheres através de uma legislação específica é reivindicada pelos movimentos sociais, de mulheres e feministas. Ao se tornar o estudo e o ensino da história das mulheres como conteúdo transversal nas escolas estaduais a proposta do artigo é evidenciar como este tem sido pensado, problematizado e implementado. Utilizando um formulário online perguntamos a docentes atuantes nas escolas se conheciam a lei, o que pensavam a respeito dela e como o ensino da história das mulheres se efetiva em suas escolas. O artigo se divide em duas partes, na primeira, apresentamos uma reflexão sobre o ensino do tema e na segunda, analisamos as respostas de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Nichnig, Udesc/Doutoranda

Universidade do Estado de Santa Catarina

Dulceli Estacheski, UFMS

Professora Adjunta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03/04/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli de Lourdes Tonet; SATLER, Carla Fernanda da Silva. Ensino de História e Etnicidades. Rio de Janeiro/Nova Andradina: Sobre Ontens, 2020. Disponível em: https://revistasobreontens.blogspot.com/p/livros.html. Acesso em 03/04/2024.

COSTA, Manuela Areias; BRANDÃO, Thaiane Sales. Vinte anos da Lei 10.639/2003: reflexões sobre os avanços, desafios e impasses para implementação nas escolas públicas de Amambai-MS. Métis: História e Cultura. V. 22. N. 43, 2023. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11573. Acesso em 11/04/2024.

FEMENÍAS, María Luisa. Esbozo de um feminismo latino-americano. Revista Estudos Feministas, UFSC, v.15, n.1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/.../S0104-026X2007000100002/7097. Acesso em 07/05/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2007000100002

FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e abordagens de pesquisa. Educação e Realidade. 21(1), jan/jun de 1996. Disponível em: //https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/71652/40642. Acesso em: 07/05/2024.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988).

MATO GROSSO DO SUL. Lei Nº 6.060, de 29 de maio de 2023. Diário Oficial Eletrônico. Ano XLV, n. 11.173, Campo Grande, quarta-feira, 31 de maio de 2023.

PEDRO, Joana Maria; SOIHET, Rachel. A emergência da pesquisa da história das mulheres e das relações de gênero. Revista Brasileira de História. São Paulo, V. 27, n. 54, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/QQh4kZdCDdnQZjv6rqJdWCc/abstract/?lang=pt. Acessado em 09/05/2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882007000200015

RÜSEN, Jörn. O livro didático ideal. In: SCHIMDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: UFPR, 2010.

SOUZA, Laísa Maryane Nunes de. Dos documentos às práticas: uma análise sobre o debate de gênero nos cursos de licenciatura da UNESPAR - Campus de União da Vitória. Trabalho de Conclusão de Curso. União da Vitória: UNESPAR, 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

NICHNIG, Claudia; ESTACHESKI, Dulceli. É preciso romper com o silenciamento: a Lei 6060/2023 e o ensino de história das mulheres no Mato Grosso do Sul. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 184–199, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21075. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21075. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.