A favela e suas luminosidades na História Cultural
Abstract
O artigo destaca alguns dos momentos históricos nos quais os regimes de representação da favela são tensionados e seu significado produzido, desafiado ou modulado por intervenções de diferentes atores sociais em disputa ou harmonia instável. O objetivo é oferecer um panorama da trama discursiva que sustenta este significado a partir de uma leitura histórica que não se limite a retraçar as usuais linhas de tempo, as quais geralmente dão conta de decisões oficiais, planos de governo e do pensamento de elites apresentadas como bloco homogêneo. Com isso, busca-se evidenciar que as figurações de favela, longe de unívocas, são resultantes de significações mobilizadas por uma gama ampla de personagens. Um destes é o artista Hélio Oiticica, que tem vida e obra marcadas pelo encontro com o Morro da Mangueira, nos anos 1960.Downloads
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Published
2014-10-31
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ANSEL, Thiago. A favela e suas luminosidades na História Cultural. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 7, n. 13, p. 4–19, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3878. Acesso em: 22 dec. 2024.
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Artigos Livres - Fluxo Contínuo
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