A favela e suas luminosidades na História Cultural
Resumen
O artigo destaca alguns dos momentos históricos nos quais os regimes de representação da favela são tensionados e seu significado produzido, desafiado ou modulado por intervenções de diferentes atores sociais em disputa ou harmonia instável. O objetivo é oferecer um panorama da trama discursiva que sustenta este significado a partir de uma leitura histórica que não se limite a retraçar as usuais linhas de tempo, as quais geralmente dão conta de decisões oficiais, planos de governo e do pensamento de elites apresentadas como bloco homogêneo. Com isso, busca-se evidenciar que as figurações de favela, longe de unívocas, são resultantes de significações mobilizadas por uma gama ampla de personagens. Um destes é o artista Hélio Oiticica, que tem vida e obra marcadas pelo encontro com o Morro da Mangueira, nos anos 1960.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2014-10-31
Cómo citar
ANSEL, Thiago. A favela e suas luminosidades na História Cultural. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 7, n. 13, p. 4–19, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/3878. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licencia
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)