Memórias de Lauro Flores. Ensino e histórias da tradição
Resumen
Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento referente ao trabalho de dissertação de mestrado, compartilhamos fragmentos das histórias da vida de Lauro Flores, um homem que foi considerado farmacêutico e médico da Fazenda Deus Dará, município de Belo Campo-Bahia, no início do século XX. Apresenta narrativas construídas mediante a relatos de familiares e amigos. Realizamos discussões fundamentadas nos estudos de Conceição de Almeida, estudiosa dos saberes da tradição há mais de vinte e cinco anos, quem construiu a noção de um intelectual da tradição. Histórias que podem ser recorridas pelos professores da Educação Básica em uma perspectiva para religar vários conhecimentos que envolvem a multidimensionalidade da vida humana.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da complexidade e educação: Razão apaixonada e politização do pensamento. 2ª ed. v. 1. Curitiba: Appris, 2017.
CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Dicionário de medicina popular. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tipografia Laemmert, 1851.
CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Formulário e guia médico. 19ª ed. Paris: casa do autor, 1924.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 2, p. 501-14, maio-ago. 2005.
MEDEIROS, Aline da Silva. Autoria científica do doutor Chernoviz entre a vulgarização da medicina e a formação profissional: o caso do Dicionário de medicina popular, 1842-1890. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.25, n.1, p.33- 49, jan.- mar, 2018.
NARRADORES de Javé. Direção de Eliane Caffé. Rio de Janeiro, produção: André Montenegro, Caio Gullane, Fabiano Gullane eVania Catani, 2003, (110 min.).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)