Memórias de Lauro Flores. Ensino e histórias da tradição

Auteurs

  • Daiana Flores Leão Santos Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Renato Pereira de Figueiredo Professor titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Résumé

Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento referente ao trabalho de dissertação de mestrado, compartilhamos fragmentos das histórias da vida de Lauro Flores, um homem que foi considerado farmacêutico e médico da Fazenda Deus Dará, município de Belo Campo-Bahia, no início do século XX. Apresenta narrativas construídas mediante a relatos de familiares e amigos. Realizamos discussões fundamentadas nos estudos de Conceição de Almeida, estudiosa dos saberes da tradição há mais de vinte e cinco anos, quem construiu a noção de um intelectual da tradição. Histórias que podem ser recorridas pelos professores da Educação Básica em uma perspectiva para religar vários conhecimentos que envolvem a multidimensionalidade da vida humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Daiana Flores Leão Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Mestranda do programa de pós-graduação em Ensino/UESB

Renato Pereira de Figueiredo, Professor titular do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Références

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. Ciências da complexidade e educação: Razão apaixonada e politização do pensamento. 2ª ed. v. 1. Curitiba: Appris, 2017.

CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Dicionário de medicina popular. 2ª ed. Rio de Janeiro: Tipografia Laemmert, 1851.

CHERNOVIZ, Pedro Luiz Napoleão. Formulário e guia médico. 19ª ed. Paris: casa do autor, 1924.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 2, p. 501-14, maio-ago. 2005.

MEDEIROS, Aline da Silva. Autoria científica do doutor Chernoviz entre a vulgarização da medicina e a formação profissional: o caso do Dicionário de medicina popular, 1842-1890. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.25, n.1, p.33- 49, jan.- mar, 2018.

NARRADORES de Javé. Direção de Eliane Caffé. Rio de Janeiro, produção: André Montenegro, Caio Gullane, Fabiano Gullane eVania Catani, 2003, (110 min.).

Téléchargements

Publiée

2020-02-05

Comment citer

OLIVEIRA, Daiana Flores Leão Santos; FIGUEIREDO, Renato Pereira de. Memórias de Lauro Flores. Ensino e histórias da tradição. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 13, n. 25, p. 154–168, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/12073. Acesso em: 22 déc. 2024.