Fontes Medievais no ensino de História

reflexões sobre o medievo em uma escola do campo na Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro

Autores/as

Palabras clave:

educação no campo, ensino de história, medievalidades

Resumen

O presente trabalho é uma reflexão acerca das possibilidades de ensino de história, em especial o período compreendido como Idade Média, na Escola Estadual Brigadeiro Nóbrega, localizada na Vila do Abraão, na Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro. Partindo de observações críticas à atual Base Curricular do estado do Rio Janeiro, procuro repensar os conteúdos e práticas de ensino destacando que a referida unidade escolar é considerada escola do campo, isto é, uma modalidade em que se valoriza os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, assim como os pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos e extrativistas. Nesse sentido, questionar as temáticas tradicionais sobre o ensino do medievo é um esforço teórico-metodológico para repensar o contexto europeu em escolas com identidades próprias.

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Biografía del autor/a

Guilherme Antunes Junior, UFRJ

Doutor (IFCS)

 

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

ANTUNES JUNIOR, Guilherme. Fontes Medievais no ensino de História: reflexões sobre o medievo em uma escola do campo na Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 30, p. 115–131, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17530. Acesso em: 22 dic. 2024.