(Sobre)vivência na história e literatura

as intersecções entre gênero, raça e classe e os desejos de futuro nas narrativas de Conceição Evaristo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21069

Palabras clave:

Palavras-Chave: Conceição Evaristo; Interseccionalidade; Letramento racial.

Resumen

Este texto tem como objetivo levantar análises sobre o pensamento social da escritora Conceição Evaristo a partir das discussões sobre as relações de trabalho. Para isso, junto da observação das obras Olhos D ́Água (2014), composto por 15 contos, e nos romances Ponciá Vicêncio (2003) e Becos da Memória (2006), em uma perspectiva interseccional, busco investigar como, por meio das histórias narradas, as personagens exibem cenários sociais dos quais nos auxiliam para a leitura e compreensão do mundo. De tal maneira, acredito que a discussão promovida neste texto tanto serve como basilares para destacar as contribuições da autora como pensadora social brasileira, como nos conduz para identificar possibilidade do aprimoramento da literatura no cotidiano escolar, sendo o ensino de história uma das formas possíveis para isso.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elenice de Paula, UFSC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGE-UFSC.

Citas

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Epílogo. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. Coleção coordenada por Fernando A. Novais. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 438-440.

AREND, Silvia Maria Fávero. “ROMPENDO O “SILÊNCIO”: Violências sexuais, infâncias e direitos (1989-2000). Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 205–220, 2020. DOI: 10.18817/ot.v17i29.762. Disponível em: https://www.outrostempos.uema.br/index.php/outros_tempos_uema/article/view/762. Acesso em: 3 maio 2024.

AREND, Silvia Fávero. Meninas. Trabalho, escola e lazer. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. (Org.). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012, p.65-

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo, Companhia das Letras, 2022.

CERQUEIRA, Janice Souza. Da literatura afro-brasileira à poesia afro-feminina de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Malê, 2022.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3 ed., Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. 1 ed. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas autobiográficas de professoras/es de línguas na universidade: Letramento racial crítico e Teoria racial crítica. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus. Narrativas autobiográficas de identidades sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas, SP. Pontes Editora, p. 127-160, 2015.

FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 12, n. 29, e0102, jan./abr. 2020. http://dx.doi.org/10.5965/2175180312292020e0102 Acesso em 20 de dezembro de 2022.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

PRETA-RARA. Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada. Belo Horizonte, Letramento, 2019.

Nannies. Brazilian Full Short-Film. EN. 2010. 20min. O documentário pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=JTIfgGr_Y3Q&t=459s.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In BERNARDINO-COSTA, J; MALDONADO-TORRES, N; GROSFOGUEL, Ramon (orgs.) Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. 2º ed. Belo Horizonte, Ed Autentica, p. 27-54, 2020.

MATTOS, Hebe; LUGÃO RIOS, Ana M. Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2005.

PAULA, Elenice. Da suavidade às histórias carregadas de pedras: a escrevivência como pensamento social brasileiro em Conceição Evaristo. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.

TEIXEIRA, Juliana Cristina. Trabalho Doméstico. São Paulo: Jandaíra, 2021.

ZALUSKI, Jorge Luiz. Entrevista com a professora Ângela Figueiredo. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 14, n. 28, p. 6–19, 2020. DOI: 10.30612/rehr.v14i28.12070. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/12070. Acesso em: 3 maio 2024.

Publicado

2024-07-22

Cómo citar

PAULA, Elenice de. (Sobre)vivência na história e literatura: as intersecções entre gênero, raça e classe e os desejos de futuro nas narrativas de Conceição Evaristo . Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 49–78, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21069. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21069. Acesso em: 27 sep. 2024.