Os poemas de Conceição Evaristo para e por uma consciência histórica Decolonial

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Mots-clés :

Consciência Histórica, Colonialidade do saber, Descolonizar

Résumé

Com a conquista ibérica do continente americano no século XV, inaugura-se a modernidade e a organização colonial no mundo, desdobrando-se na constituição e na dominação colonial não apenas dos territórios, mas também dos saberes, das linguagens, da memória e da cultura. Essa experiência colonialista europeia foi se universalizando, de modo a consolidar a natureza ocidentalizada e/ou eurocêntrica do poder e do saber. Acerca disso, o presente trabalho busca questionar o caráter universal da narrativa histórica, apontando para a necessidade de  uma Consciência Histórica questionadora, que problematize histórias únicas, excludentes e branqueadas, para tanto, utilizaremos de referenciais da filosofia da história para relacionar consciência histórica e negritude, por meio dos poemas de Conceição Evaristo.  

 

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Bibliographies de l'auteur

Joana Maximo da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Joana Máximo, é egressa do curso técnico em informática do IFPR - campus Paranavaí, onde realizou pesquisa sobre o ENEM, Livro Didático e Variação Linguística. Atualmente cursa História na Universidade Estadual de Maringá, realizando pesquisa no âmbito da História Pública, Mídias Sociais, Ensino de Historia e Extrema-Direita Brasileira. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e pesquisadora-bolsista pela Universidade sem Fronteiras (USF/SETI) pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiro (NEIAB-UEM).

Márcia Elisa Teté Ramos

Professora do curso de História e de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) na Universidade Estadual de Maringá. É Doutora em Educação - História da Educação - na Universidade Federal do Paraná (2009). Realizou pós-doutorado na USP sob supervisão da Prof.ª Drª Kátia Abud (2015).Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, currículo, metodologia do ensino de história, história pública e cultura midiática. É membro do Laboratório de Ensino e Multimeios de História (UEM).

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Publiée

2023-09-29

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DA SILVA, Joana Maximo; RAMOS, Márcia Elisa Teté. Os poemas de Conceição Evaristo para e por uma consciência histórica Decolonial. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 52–70, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19115. Acesso em: 22 déc. 2024.