Da comunidade ao ensino superior

uma travessia (de saberes) Xokós, Sertão do São Francisco, Alagoas, 2010-2022

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61895/pl.v17i33.19799

Mots-clés :

Povos indígenas; formação superior; sertão.

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar o aumento da inserção dos povos indígenas no ensino superior a partir do Programa de Expansão e Reestruturação das Instituições de Ensino Superior - REUNI, reconhecendo a importância da formação superior para os estudantes indígenas do país. De modo particular, fizemos o recorte de uma entrevista realizada com um indígena Xokó de Sergipe, a fim de perceber como se dá o entrelaçamento entre o indivíduo e o coletivo materializado na figura do indígena no ensino superior e os reflexos provocados em suas comunidades. Em termos metodológicos, dialogamos com a análise de conteúdo, a História Oral em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo interpretativa. As fontes nos permitiram avaliar desde a continuação desses indígenas no envolvimento com as suas comunidades, até a adoção de uma responsabilidade e um papel social enquanto intelectuais na universidade, provocando importantes mudanças no seio do seu povo.

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Pedro Abelardo de Santana, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Sergipe

Professor de História do Brasil Colônia, Império e Historiografia Brasileira na UFAL. Área de interesse: História social; História indígena; Arqueologia Histórica.

Ayrton Matheus da Silva Nascimento, UNEB

Graduação em história pela UFAL

Mestre em História pela UFS

Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB)

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Publiée

2023-12-30

Comment citer

SANTANA, Pedro Abelardo de; NASCIMENTO, Ayrton Matheus da Silva. Da comunidade ao ensino superior: uma travessia (de saberes) Xokós, Sertão do São Francisco, Alagoas, 2010-2022. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 33, p. 204–223, 2023. DOI: 10.61895/pl.v17i33.19799. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19799. Acesso em: 22 déc. 2024.