A função pública da didática da história

Aproximações entre consciência histórica, didática da história e história pública na Alemanha e no Brasil

Autores

Palavras-chave:

consciência histórica, didática da história, história pública, didática da história pública

Resumo

Tanto no Brasil quanto na Alemanha há discussões acerca das aproximações possíveis entre a história pública, entendida como uma forma de produção de narrativa histórica com, para e pelo público sendo enfatizado o seu caráter colaborativo entre acadêmicos e público especializado, e a didática da história como disciplina da ciência histórica e que possui como principal objeto de estudo a formação da consciência histórica e as relações dos seres humanos com o passado. O presente artigo buscará estabelecer relações entre os dois campos de estudo na Alemanha e no Brasil para a partir da compreensão dos pontos em comum e divergências presentes nas duas realidades distintas desses países, abarcar as especificidades de uma didática da história pública.

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

SEVERINO, Márcia Santos. A função pública da didática da história: Aproximações entre consciência histórica, didática da história e história pública na Alemanha e no Brasil. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 23–32, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19313. Acesso em: 27 set. 2024.