A EFERVESCÊNCIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NA ILUSTRAÇÃO: O VERBETE “EDUCAÇÃO” DA ENCICLOPÉDIA

Authors

  • Christine Arndt de Santana Doutora em Educação (UFS) Professora do Departamento de Teatro (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i26.8609

Abstract

O século XVIII é considerado o “Século da pedagogia” uma vez que este teria sido o período que tratou da maior parte dos temas pedagógicos discutidos até os nossos dias. Conhecido como a época em que houve a mais espantosa diversificação da expressão filosófica que jamais tenha sido vista, ou seja, o uso dos diversos gêneros de escrita para a divulgação de ideias e a serviço de princípios pedagógicos, este texto pretende fazer uma análise e apontar que as definições dadas pela Enciclopédia sobre educação são relacionadas às principais características da Ilustração, uma vez que esta grande empreitada editorial dos philosophes é a concretização do espírito da época e se coaduna com o projeto político, civilizatório e pedagógico do movimento Ilustrado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-03-14

How to Cite

de Santana, C. A. (2018). A EFERVESCÊNCIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS NA ILUSTRAÇÃO: O VERBETE “EDUCAÇÃO” DA ENCICLOPÉDIA. Prometheus - Journal of Philosophy, 11(26). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v11i26.8609

Issue

Section

Dossiê Filosofia, Educação e Estética