BIOÉTICA DIALÓGICA: REPENSAR A BIOÉTICA HOJE PARTIR DA FILOSOFIA DE LIMA VAZ

Autores

  • Savio Gonçalves do Santos Universidade de Uberaba
  • Gabriele Cornelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v14i38.14617

Resumo

A proposta do presente artigo é buscar o reencontro da bioética com os principais problemas éticos do tempo presente, a partir da proposta teórica apresentada por um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX: Lima Vaz. A partir de uma fenomenologia da ética contemporânea, em que se evidenciam as influências recebidas das bases conceituais do século XIII e da modernidade, entre elas o abandono da razão filosófica, presente no ideário grego do século VI a.C., e o eclodir da razão cartesiana prefigurarão como fatores que incidem sobre a mudança metafísica, o ser humano teria perdido a capacidade de compreensão do tempo presente, lançado inexoravelmente num irromper permanente do novo. Tal feito impede a definição de valores fundamentais – moral – para a garantia da sobrevida e implica a centralização do sujeito como um fim em si mesmo. O resultado, segundo Lima Vaz, é a geração de um niilismo ético que promove o vazio existencial, que impacta diretamente a bioética. A proposição de uma Bioética Dialógica, elaborada a partir das sugestões de Lima Vaz, aponta para uma retomada de um caminho ético que parte da razão filosófica, da compreensão do tempo presente e da determinação da dignidade da vida como valor absoluto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Cornelli, Universidade de Brasília

Professor Associado da Universidade de Brasília. Docente permanente dos Cursos de Doutorado em Metafísica e em Bioética.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Gonçalves do Santos, S., & Cornelli, G. (2020). BIOÉTICA DIALÓGICA: REPENSAR A BIOÉTICA HOJE PARTIR DA FILOSOFIA DE LIMA VAZ. Prometheus - Journal of Philosophy., 14(38). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v14i38.14617

Edição

Seção

Artigos Originais