RELEVO ONTOLÓGICO DO CORPO EM MERLEAU-PONTY

Ou o corpo estesiológico em o visível e o invisível

Autores

  • João Dias Universidade Federal de Alagoas/ Curso de Filosofia/ Programa de Pós-graduação em Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v14i38.16240

Resumo

No sentido de evidenciar texturas que dão espessura filosófica ao tema da corporeidade, o artigo apresenta algumas considerações sobre o projeto ontológico de Merleau-Ponty na articulação com o corpo, tendo como referência sua última e inacabada obra O Visível e o invisível.  Em um primeiro movimento introdutório são destacados certos sentidos da proposta ontológica do filósofo francês, particularmente, a partir da noção de carne. No contexto dessa ontologia, como o corpo pode ser compreendido? A pergunta norteia o segundo movimento desse artigo, desenvolvendo reflexões sobre o corpo estesiológico tecido na reversibilidade dos sentidos, com ênfase na visibilidade, na experiência do olhar e da palpação táctil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Dias, Universidade Federal de Alagoas/ Curso de Filosofia/ Programa de Pós-graduação em Filosofia

Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Alagoas (UFAL), vinculado ao curso de Filosofia (ICHCA) e ao Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL). Doutor em Filosofia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

 

 

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Dias, J. (2021). RELEVO ONTOLÓGICO DO CORPO EM MERLEAU-PONTY: Ou o corpo estesiológico em o visível e o invisível. Prometeus Filosofia, 14(38). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v14i38.16240

Edição

Seção

Artigos Originais