Gideon Carvalho de Benedicto: Vida e Profissão de um Professor de Contabilidade

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Vida de Professores, Método Biográfico, História Oral

Resumo

A pesquisa (auto) biográfica vem se destacando desvelando modos de investigar docência, formação e vida dos professores. Nessa perspectiva, utilizou-se o método biográfico, mais especificamente a história oral temática com o objetivo de contar a história de vida do professor universitário Gideon Carvalho de Benedicto em busca de conhecer suas experiências docentes. Como fundamentação teórica, foi utilizado o “ciclo de vida profissional dos professores” (Huberman, 2013), que divide a carreira docente em sete fases. É possível afirmar que Gideon não experimentou todas essas sete fases. Pôde-se compreender como suas características pessoais influenciaram na prática cotidiana confirmando que é impossível separar o eu profissional do eu pessoal conforme entende Nóvoa (2013). A docência, enquanto profissão de interações humanas, deve ser estudada considerando os seus contextos específicos e na educação superior pública, essa profissão envolve muitas atividades, que olhadas em conjunto, tornam a docência uma profissão desafiadora, mas também gratificante.

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Biografia do Autor

Cléria Donizete da Silva Lourenço, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Varginha (2001); especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2002); mestrado (2006) e doutorado (2010) em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no curso de Administração. Área de atuação: Formação discente (Egressos, Mentoria Acadêmica, Processo de ensino-aprendizagem) e Formação docente para a Educação superior. 

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Donizete da Silva Lourenço, C., & Ribeiro Diniz, I. (2024). Gideon Carvalho de Benedicto: Vida e Profissão de um Professor de Contabilidade. Revista Controladoria E Gestão, 5(2), 1183–1207. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/20808