Gideon Carvalho de Benedicto: Vida e Profissão de um Professor de Contabilidade
Palavras-chave:
Formação Docente, Vida de Professores, Método Biográfico, História OralResumo
A pesquisa (auto) biográfica vem se destacando desvelando modos de investigar docência, formação e vida dos professores. Nessa perspectiva, utilizou-se o método biográfico, mais especificamente a história oral temática com o objetivo de contar a história de vida do professor universitário Gideon Carvalho de Benedicto em busca de conhecer suas experiências docentes. Como fundamentação teórica, foi utilizado o “ciclo de vida profissional dos professores” (Huberman, 2013), que divide a carreira docente em sete fases. É possível afirmar que Gideon não experimentou todas essas sete fases. Pôde-se compreender como suas características pessoais influenciaram na prática cotidiana confirmando que é impossível separar o eu profissional do eu pessoal conforme entende Nóvoa (2013). A docência, enquanto profissão de interações humanas, deve ser estudada considerando os seus contextos específicos e na educação superior pública, essa profissão envolve muitas atividades, que olhadas em conjunto, tornam a docência uma profissão desafiadora, mas também gratificante.
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