O Portal de Transparência de Sergipe: uma ferramenta potencializada para auxiliar os estudantes no exercício da cidadania e do controle social
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar a importância do Portal de Transparência no Estado de Sergipe para os estudantes do Curso de Ciências Contábeis no interior de Sergipe. Dentro de um contexto de corrupção e consolidação democrática, por meio do acesso a informações sobre diferentes aspectos da gestão pública, através da transparência na administração pública, esta pesquisa se classificou como descritiva, com abordagem de caráter quantitativo. Para a obtenção dos resultados e o atendimento ao objetivo, utilizou-se a aplicação de questionário, por meio do qual se efetuou a análise dos dados coletados dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis, em relação ao portal eletrônico do Estado de Sergipe. Em relação aos resultados, obtidos, pôde-se destacar que, no que se refere ao nível do conhecimento do Portal da Transparência, apenas 18,8% dos estudantes consideraram não possuir conhecimento, enquanto 34,4% consideraram ter um bom conhecimento. Entretanto, esses mesmos respondentes informaram que raramente (50%) e nunca (43,8%) acessa o portal da Transparência do Estado de Sergipe, mesmo achando que esse portal se constitui como importante instrumento para que a população tenha acesso a informações sobre diferentes aspectos da gestão pública, contribuindo para a participação e o controle social. Sendo assim, a investigação apontou que a maioria dos estudantes do Curso de Ciências Contábeis não acessa o Portal da Transparência, apesar de terem conhecimento sobre o mesmo. Logo, apesar do Portal da Transparência ser uma ferramenta instiga os cidadãos na cobrança das informações aos entes públicos ainda que essas informações necessitem de aprimoramento para se tornarem uteis ao cidadão, neste estudo, o Portal da transparência não foi considerado como uma ferramenta em potencial para auxiliar os estudantes no exercício da cidadania e controle social.
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