Mecanismos Utilizados para Formação do Preço de Artesanatos: Um Estudo Junto aos Artesãos da Casa da Cultura Luiz Gonzaga Em Recife/PE
Keywords:
Artesanato. Formação do Preço de Venda. Valor.Abstract
Este estudo tem como objetivo identificar os mecanismos utilizados pelos artesãos da Casa da Cultura em Recife/PE, para formação de preço dos seus produtos artesanais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando o procedimento técnico survey, cujos dados foram coletados por meio de um questionário que ficou dividido em dois blocos, sendo o primeiro tratando sobre o perfil dos respondentes, e, o segundo, a respeito dos elementos que os mesmos consideram na construção do preço de venda. Em resposta ao que foi proposto neste estudo, constatou-se que os artesões da Casa da Cultura em Recife/PE, consideram os seguintes elementos na formação de preço de seus produtos: realização de pesquisas de preços referente aos concorrentes; influência do período do ano nas vendas; estabelecimento de margens de lucros nos produtos; o preço aplicado resulta volume de venda e lucro e se os preços estabelecidos satisfazem oferta e demanda. Apesar da maioria dos artesões entrevistados tenha a formação até o Ensino Médio ou a até em processo de conclusão do mesmo, nota-se que diante do questionário apresentado maior parte dos respondentes reconhece as propostas elencadas como influenciadoras na formação de preços.
Downloads
References
ARAÚJO, A. C. N. et al. A utilização de sistemas de informações como suporte para o processo de formação de preços nas empresas de produção por encomenda. Revista Mineira de Contabilidade, n. 21, v. 1, 2006.
ASSAF NETO, A. Preço de venda e ponto de equilíbrio inflacionário. Revista Brasileira de Contabilidade, n.18, p. 10-28, 1998.
BRAGA JUNIOR, S. S.; MERLO, E. M. Análise da gestão de custos na formação de preço no varejo: um estudo em um supermercado de médio porte. Revista de Administração da UNIMEP, v. 5, n. 3, p. 19-34, 2007.
COGAN, S. Custos e preços: Formação e análise. São Paulo: Pioneira, 1999.
CONEJERO, M. A. et al. Proposição de um artefato para formação de preço de projeto por MPES: o uso da abordagem Design Science. Revista de Gestão e Projetos, v. 8, n. 2, p. 1-19, 2017.
DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA, Luiz Eurico de. Gestão de Custos a formação e preços. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FIGUEIRA, M. C. Economia solidária, comércio e turismo: os produtos artesanais à base de Palmeiras de Butiá em Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil. Cutur, v. 12, n. 2, p. 54-80, 2017.
GAMA, M. A. F. et al. Formação de preços na cooperativa agropecuária CALU: o dilema da produção de leite. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 12, n. 1, p. 6-21, 2018.
GARRISON, R.H.; NOREEN, E. W. Contabilidade Gerencial. 9 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
MARTINS, O. S.; MORAES JÚNIOR, V. F. Formação de preços e serviços no terceiro setor: um estudo de caso no estado da Paraíba. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 2, n. 3, p. 14-32, 2012.
QUEIROZ, L. L. et al. Estratégias de determinação de preços em microempresas no setor de artigos turísticos: um estudo comparativo entre Fortaleza e Mindelo. Anais do XX Congresso Brasileiro de Custos, Uberlância, MG, Brasil, 2013.
SANTOS, A. C.; MARTINS, P. L. Formação de preços num polo artesanal de cluster na região das vertentes. Anais do IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Minas Gerais, MG, Brasil, 2012.
SEBRAE. A diferença entre preço e valor. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/custos-e-preco-de-venda-na-prestacao-de-servicos,b6c6164ce51b9410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 02 de setembro de 2019.
SILVA, A. L. C. Formação de preço: uma análise sobre os métodos de formação de preço de venda dos microempreendedores individuais (MEIs) da cidade de Sertânia – PE. Monteiro, Paraíba (2013).
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.