Trade-off entre liquidez e rentabilidade: O caso Magazine Luiza S.A
Resumen
O gestor financeiro tem como principal atividade gerenciar os recursos financeiros a fim de maximizar os resultados (rentabilidade) e manter a empresa operacional (liquidez). A dificuldade em manter o equilíbrio desses dois indicadores ou priorizar um ao invés do outro, já é muito conhecido na literatura financeira, assim como discutido amplamente pelos os especialistas da área. Tendo em vista essa dualidade ou dilema (trade-off), foi escolhida a empresa Magazine Luiza S.A. como objeto da pesquisa por ter aberto capital em 2011 e até agora suas ações tem obtido um alto retorno, pela característica de ser gestão familiar, na qual privilegia mais a liquidez. Diante destes pressupostos, acrescenta-se que o período do estudo, de 2012 à 2017, corresponde a uma transição de uma economia com indícios de crise para uma recessão técnica, na qual a liquidez deveria ser enfatizada. Liquidez é importante nos bons tempos, mas é mais importante ainda nos tempos ruins. Busca-se, assim, entender que caminho a empresa optou. Trata-se, portanto de um estudo exploratório ex-post-facto. É possível inferir que a empresa priorizou a rentabilidade ao invés da liquidez, mesmo diante de um cenário macroeconômico desfavorável. Já no cenário de recessão técnica, a empresa teve uma piora da sua liquidez, porém sua rentabilidade também foi afetada. A partir de 2016, tanto a rentabilidade quanto a liquidez aumentaram, sinalizando que ambas não seguem a relação de sinal negativo, isto é, quando há um aumento na liquidez, a rentabilidade diminui e vice-versa. Tais resultados, controversos, dão conta que há muito a ser estudado sobre o dilema liquidez-rentabilidade.
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Citas
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