Elementos que influenciam no estabelecimento de Preço dos Serviços oferecidos nas Barbearias da Região Metropolitana de Recife
Palabras clave:
Barbearia; Formação do preço de venda; Setor de serviços.Resumen
Este estudo tem como objetivo identificar os elementos que influenciam no estabelecimento de preços dos serviços oferecidos nas Barbearias da Região Metropolitana do Recife. Para tanto, realizou-se uma pesquisa mista e descritiva, a qual foi possível por meio da construção de um questionário semiestruturado contendo perguntas direcionadas ao perfil dos empresários do ramo de barbearias, e, em seguida, sobre formação do preço de venda. Os achados indicam que os principais elementos considerados como influenciadores da formação do preço dos serviços oferecidos pelas barbearias da Região Metropolitana do Recife são: a mão de obra, a infraestrutura, os tipos de corte, as despesas gerais e os profissionais (com nome no mercado). Embora muito desses empreendedores tendo formação até o Ensino Médio, ou seja, não ingressaram a um curso superior que lhe pudesse abrir a visão quanto à forma em que devem conduzir empreendimentos, destaca-se que, na prática, os mesmos conseguem observar gastos primordiais que vão influenciar de forma mais intensa no estabelecimento do preço. Estudos dessa natureza apresentam contribuição tanto no campo prático como no campo teórico. No campo prático, podem ajudar empresários desse ramo de atuação a melhor definir os elementos que devem ser considerados para formar o preço de venda. No campo teórico, constata-se mais uma vez que a mão de obra é um elemento essencial para estabelecer o preço de produtos e serviços, além disso, demais gastos como custos e despesas gerais não podem ser desconsiderados nesse levantamento.
Descargas
Citas
CANAVER, F. P. et al. Formação de preços: um estudo em empresas industriais de Santa Catarina. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 17, n. 2, 2012.
DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. Gestão de custos e formação de preço de Venda. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FARIA, A. C.; SCHLINDWEIN, A. C.; KLANN, R. C. Formação do preço de venda dos fretes rodoviários de carga fracionada. In: Anais do VI Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo: USP, 2006.
GALVÃO, N. M. S.; VASCONCELOS, M. T. C. Estratégia de formação de preços em academias de ginástica da Região Metropolitana do Recife. Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 2, p. 31-41, 2016.
GUTH, S. C.; SALVADOR, A. B. Características da formação do preço de venda no seguimento comercial de implementos agrícolas. Revista do CEPE, n. 45, p. 18-34, 2017.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MICHELS, A. et al. Formação do preço de venda: estudo de caso em uma farmácia de manipulação. In: XXIV Congresso Brasileiro de Custos, 15 a 17 de novembro de 2017.
PAULO, E. Revisando a determinação do preço de venda. In: IX Congresso Brasileiro de Custos, São Paulo, Brasil, de 13 a 15 de outubro de 2002.
PUCCINI, A. L. Matemática financeira: objetiva e aplicada. 9 ed. São Paulo: Elsevier, 2011.
SANTANA, G. L. S.; SILVA, A. R. P.; GONÇALVES, T. J. C. A influência dos custos na formação de preços: um estudo no processo de beneficiamento do pescado no município de Augusto Corrêa-Pará. In: XI Congresso UFPE de Ciências Contábeis, 2017.
SANTOS, M.; FLORES, L. C. S. Formação de preço dos hotéis turísticos da cidade de São Luís-Maranhão. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, n. 1, p. 133-153, 2017.
SANTOS, I. L.; CARNEIRO, G. S.; QUEIROZ, A. D. Formação do preço de venda: um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações de Riachão do Jacuípe-BA. In: XXV Congresso Brasileiro de Custos, Vitória-ES, 12 a 14 de novembro de 2018.
SANTOS, C. R.; LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J. A importância da gestão de custos na formação do preço de venda: um estudo de caso em uma indústria química de médio-grande porte. In: XIX Congresso Brasileiro de Custos, Bento Gonçalves, 12 a 14 de novembro de 2012.
SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Barbearia de alto nível (Jornal de Negócios). Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Not%C3%ADcias/Jornal%20de%20Neg%C3%B3cios/264/JN264_altotiete.pdf>. Acesso em 08 de junho de 2019.
SEBRAE - SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Barbearia. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-barbearia,f8787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 08 de junho de 2018.
SILVEIRA, V. C. et al. Avaliação das variáveis de custos, concorrência e clientes sobre a formação do preço de um serviço prestado por um salão de beleza localizado no município de Nova Andradina-MS. In: I Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, Naviraí, Mato Grosso do Sul, 12 a 14 de setembro de 2017.
VANDERBECK, E. J.; NAGY, C. F. Contabilidade de Custos. 11 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2001.
VALLIM, C. R. et al. Formação do preço alinhado à mix de produtos: o caso da arte reborn. In: XXIV Congresso Brasileiro de Custos, Florianópolis, 15 a 17 de novembro de 2017.
VICECONTI, P. E. V.; NEVES, S. Introdução à Economia. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.