Governança Corporativa e a Teoria da Agência: Levantamento Bibliométrico
Palabras clave:
Governança corporativa, Teoria da agência, Levantamento bibliométrico, PesquisaResumen
RESUMO: A governança corporativa consiste em um conjunto de mecanismos que maximizam a criação de valor de uma empresa no longo prazo. No Brasil, o tema ganhou relevancia científica em 2006 atraves da aprovação da lei Sarbanes Oxley em 2002, nos Estados Unidos. Logo a teoria da agência vem de encontro com a governaça coporativa pois busca mostrar a relação entre o pirncipal e o agente. O objetivo deste trabalho foi avaliar junto aos periodicos de Qualis , A1, A2, A3, A4, B1 e B2 a produção científica no Brasil sobre o tema governança corporativa e a teoria da agência. Os procedimentos metodologicos utilizados foram, pesquisa descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos técnicos utilizados, foi adotado a pesquisa bibliográfica e levantamento bibliométrico utilizando como indidicadores a Lei de Bradford e Lei de Zipf, referente à abordagem, foi classificada como quantitativa. Entre os resultados encontrados podemos destacar que o artigo publicado em 1998, teve a maior quantidade de citações, sendo citado 210 vezes, quanto a relevância em torno dos periodicos, observou que quatro periodicos se demonstraram notório quanto a publicação de artigos envolvendo o tema. O objetivo da presente pesquisa foi alcançado, e os resultados indicam que, em linhas gerais, há uma grande quantidade de material de pesquisa disponível sobre governança corporativa no Brasil e teoria da agencia.
Palavras-chave: Governança corporativa. Teoria da agência. Levantamento bibliométrico. Pesquisa.
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