ARTE: CONCEITO E REPRESENTAÇÃO NO CONTEXTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE DOIS CURSOS: EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.10617Palavras-chave:
Representações sobre Arte, Educação, Formação Inicial de Professores, Educação Física, Educação de Infância, Ensino FundamentalResumo
Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos significados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemo-nos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profissionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico[1]). Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de inquéritos por questionário identificámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profissional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.
[1] O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é a grau de mestre necessário para, em Portugal, ser professor do Ensino Fundamental.
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