ARTE: CONCEITO E REPRESENTAÇÃO NO CONTEXTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE DOIS CURSOS: EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.10617

Palavras-chave:

Representações sobre Arte, Educação, Formação Inicial de Professores, Educação Física, Educação de Infância, Ensino Fundamental

Resumo

Conceitualizar a Arte pressupõe aceder aos múltiplos significados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. Por isso, neste estudo de caso propusemo-nos determinar as representações de Arte dos estudantes de dois cursos profissionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico[1]). Através da pesquisa bibliográfica e da aplicação de inquéritos por questionário identificámos as representações dos estudantes acerca de Arte. A triangulação de dados envolveu uma abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender que a formação inicial condiciona as representações dos estudantes acerca de Arte. Embora ambos os grupos a valorizem, a sua representação e aplicação profissional desenham-se de acordo com as áreas curriculares já estudadas.


[1] O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é a grau de mestre necessário para, em Portugal, ser professor do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

José Paulo Brazão, Universidade da Madeira

José Paulo Gomes Brazão

Professor Auxiliar da Universidade da Madeira, na Faculdade de Ciências Sociais. Iniciou a sua atividade docente em 1985 como professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi professor de Educação Especial entre 1990 e 2000. Frequentou o mestrado em Psicologia Educacional (2000) no ISPA e o doutoramento em Educação - Ramo Inovação Pedagógica (2008) na Universidade da Madeira. É Membro do Centro de Investigação em Educação CIE-UMa. Publica na área da Inovação Pedagógica. Mantém interesse na investigação sobre: a modificação de paradigmas e quebras de invariantes culturais nos contextos escolares; conceções de aprendizagem e comunidades de aprendizagem; Estudos etnográficos em educação e ainda sobre o uso da tecnologia e das ferramentas da Internet em diferentes contextos de aprendizagem. Tem orientado teses de mestrado e doutoramento bem como participado em provas de júri de mestrado e doutoramento nesta especialidade. É diretor do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do EB.

Alice Maria Mendonça, Universidade da Madeira

Alice Maria Justa Ferreira Mendonça é Doutora em Educação na especialidade de Sociologia da Educação. É Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e Investigadora do Centro de Investigação em Educação desta Universidade.

É autora de inúmeras publicações na área da Sociologia da Educação tendo como principais focos de análise a problemática do Insucesso Escolar, as Políticas Educativas, a diferenciação escolar entre os aproveitamentos de Rapazes e Raparigas, assim como outras questões ligadas à Desigualdade de Género.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Brazão, J. P., & Mendonça, A. M. (2019). ARTE: CONCEITO E REPRESENTAÇÃO NO CONTEXTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE DOIS CURSOS: EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 25–40. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.10617

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua