Universidade, pesquisa e docência: reflexões críticas sobre os abusos do atual governo
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12530Palavras-chave:
Brasil. Docência. Pesquisa. Universidade. Obscurantismo.Resumo
O presente escrito examina as atuais críticas endereçadas à universidade, à dimensão da pesquisa e aos professores. O intuito é apresentar, mediante análise e interpretação crítica dos fatos, entrevistas, falas e tweets, os principais desdobramentos de tais julgamentos, além de problematizar ao menos três de seus mais notáveis abusos: i) os ataques contemporâneos à educação (em seus diferentes níveis), pesquisa e docência; ii) o relativismo das pesquisas e dos conhecimentos científicos; iii) o de tornar as universidades em espaços de (suposta) balbúrdia e de produção/pesquisa irrelevante. O problema que daí decorre é deixar a pesquisa realizada nas universidades, sejam elas públicas ou privadas, à mercê da aprovação de recursos e financiamentos, e os professores com o risco de perder a dimensão da pesquisa, dimensão imprescindível para se investigar, compreender, interferir e estabelecer/elencar subsídios que sejam plausíveis de melhorar e desenvolver a realidade social no qual a universidade está inserida.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, R. N.. A impossível neutralidade discursiva na práxis educacional e a improbidade ideológica da Escola sem Partido. Revista Espaço Acadêmico, 16(191), 117-133, 2017.
BUJES, M. I. E.. Descaminhos. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. (p. 13-34). Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
CROSS, Di; THOMSON, Simon; SINCLAIR, Alexandra. Research in Brazil: A report for CAPES by Clarivate Analytics. Clarivate Analytics, 2017. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/17012018-CAPES-InCitesReport-Final.pdf>. Acesso em: 10 de Julho de 2019.
DALBOSCO, C. A.; FAVERO, A. A. Universidade e formação pedagógica: a busca por excelência em ensino, pesquisa e extensão. In: SGARI, R.; VALERIO, P. da S.; CASAGRANDA, E. A. (Orgs.). Universidade e formação. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2017, p. 13-35.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
SANTOS, C. R. A. de. Apresentação. In: APPEL, E. (Org.). A universidade numa encruzilhada: seminário sobre universidade. Brasília: UNESCO, 2003, p. 9-20.
SEVERINO, António Joaquim. Pesquisa, pós-graduação e universidade. Revista da Faculdade Salesiana, Lorena, v. 24, n. 34, p. 60-68, 1996.
TSALLIS, Constantino. Por que pesquisa na Universidade? Ciência e Cultura, v. 37, n. 4, p. 570-572, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.