#EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12895

Resumo

O foco deste texto é abordar as tecnologias digitais como possibilidade de potencializar a tessitura de redes de aprendizagem, tanto no contexto presencial como no digital. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese para perceber-operar com os processos cognitivos-subjetivos que emergem nas experiências de uma pesquisa em fluxo. A metodologia será organizado a partir de oficinas e rodas de conversas com educadores e o desenvolvimento de uma rede dialógica no ambiente digital a fim de articular docência e tecnologia. Para tratar as emergências empíricas, as autonarrativas e diários de bordo contribuirão para cartografar os processos de ontoepistemogênese dos sujeitos em devir. Como resultado acreditamos que o desenvolvimento dessa rede digital dialógica de aprendizagem poderá ser uma ação inovadora no contexto escolar e potencializar a tessitura de vínculos entre professores-tecnologias-escola.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Universidade de Santa Cruz do Sul - Brasil Universidade do Minho - Portugal

Professora. Pesquisadora de temas que envolve tecno educativas na formação de professores.

Doutorado em Educação - UNISC (em curso)Doutoramento Sanduíche em Tecnologia Educativa - UMINHO Portugal (em curso)Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA Grupos de pesquisa - dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3492749510312439 
CV: http://lattes.cnpq.br/3492749510312439 
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7979-678XCiência ID  0716-FA63-8E47Scopus Author Id=57205508878Researcher ID R-9561-2018

Nize Maria Campos Pellanda, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora. Pesquisadora 
Graduação: História, UFRGS, 1962
Mestrado: História, PUCRS, 1986
Doutorado: Educação, UFRGS, 1992
Doutorado-sanduíche: Educação, Miami University / Ohio- EUA (1992)
Estágio de Pós-doutoramento na Universidade do Minho, Portugal.

Linha de pesquisa

Estudos literários e midiáticos

Grupo de pesquisa CNPq

Grupo de estudos sobre narrativas literárias e midiáticas - GENALIM (UNISC) 

Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas: aprendizagem, tecnologias e linguagens na educação - GAIA (UNISC)

Lia Raquel Moreira Oliveira, Institut of Education (IE) - University of Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal

Lia Raquel Oliveira, Phd and Aggregation
Department of Curricular Studies and Educational Technology
Institut of Education (IE) - University of Minho
Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal
http://www.ie.uminho.pt    (+351) 253 604 240Scopus: 55480332400
http://orcid.org/0000-0002-9939-7612
http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2048788961395987
Researcher ID: B-1266-2018

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Publicado

2020-03-14

Como Citar

Chagas, M. de F. de L. das, Pellanda, N. M. C., & Oliveira, L. R. M. (2020). #EntreNÓSnaRede: rede digital de aprendizagem de professores com tecnologias educativas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–16. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12895

Edição

Seção

Publicação Contínua