Women's entrance to the university: ambitions, difficulties and the desire to proceed

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12977

Palavras-chave:

Womans. University. Ingress.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar, a partir das especificidades da condição feminina, como acontece a permanência e a participação de mulheres que são: “mães, esposas, donas de casa ou trabalhadoras” no Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de campo, fundamentada nos pressupostos da abordagem qualitativa. Valeu-se de questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar os dados, posteriormente analisados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mulheres têm experienciado uma multiplicidade de tarefas que as tem sobrecarregado, isso muitas vezes as obriga a escolher entre desempenhar funções que lhe são impostas, ou estudar. Conclui-se que o perfil das mulheres mudou, e em virtude disso a academia não pode mais invisibilizar esse público, pois diante de um predomínio numérico e maioria substancial, atuam agora como protagonistas de suas próprias vidas.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Coordenadora do Doutorado Interinstitucional. Dinter - UNEB/UFMG. E-mail: sonia_uneb@hotmail.com.

Samara Gomes Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda na linha de pesquisa Currículos, Práticas Educativas e Diferenças pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista/BA. Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação - Campus XII de Guanambi/BA, vinculada à linha de pesquisa Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE do DEDC-XII

Valquiria Normanha Paes, Universidade do Estado da Bahia

Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação - Campus XII de Guanambi/BA, vinculada à linha de pesquisa Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire - NEPE do DEDC-XII

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

Reis, S. M. A. de O., Aguiar, S. G., & Paes, V. N. (2020). Women’s entrance to the university: ambitions, difficulties and the desire to proceed. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12977

Edição

Seção

Publicação Contínua