Women's entrance to the university: ambitions, difficulties and the desire to proceed
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12977Palavras-chave:
Womans. University. Ingress.Resumo
Este trabalho objetivou analisar, a partir das especificidades da condição feminina, como acontece a permanência e a participação de mulheres que são: “mães, esposas, donas de casa ou trabalhadoras” no Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de campo, fundamentada nos pressupostos da abordagem qualitativa. Valeu-se de questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar os dados, posteriormente analisados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as mulheres têm experienciado uma multiplicidade de tarefas que as tem sobrecarregado, isso muitas vezes as obriga a escolher entre desempenhar funções que lhe são impostas, ou estudar. Conclui-se que o perfil das mulheres mudou, e em virtude disso a academia não pode mais invisibilizar esse público, pois diante de um predomínio numérico e maioria substancial, atuam agora como protagonistas de suas próprias vidas.
Downloads
Referências
AMADO, João da Silva. Construir a disciplina para um ensino de qualidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.4, n. 5, jun./dez. 2008. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/574. Acesso em: 15 nov. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. RETO, Luís Antero; PINHEIRO, Augusto (trads.) Lisboa: Edições 70, 1977.
BORSA, Juliane Callegaro; FEIL, Cristiane Friedrich. O papel da mulher no contexto familiar: uma breve reflexão. O portal dos psicólogos. Porto Alegre/RS, 2008. Disponível em: http://www.googleacademico.com.br/. Acesso em: 09 nov. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 nov.
COSTA, Ana Sheila Fernandes; AKKARI, Abdeljalil; SILVA, Rossana Valéria Souza. Educação básica no Brasil: políticas públicas e qualidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.7, n. 11, jun./dez. 2011. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/666. Acesso em: 13 nov. 2018.
DUARTE, Alexandre William Barbosa; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.10, n. 17, jun./dez. 2014. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/780. Acesso em: 14 nov. 2018.
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano numa escola municipal em belo horizonte. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/570. Acesso em: 13 nov. 2018.
FREIRA, Maria Auxiliadora S. Práxis pedagógica e professores intelectuais: refletindo as tensões e concepções da formação/prática docente. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.1, n. 1, jan./dez. 2005. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/485. Acesso em: 12 nov. 2018.
FIORIN, Pascale Chechi; OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v. 15. n. 1. p. 25-35. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v15n1/05.pdf. Acesso em: 02 jul. 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ILHA, Franciele Roos da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.10, n. 17, jun./dez. 2014. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781. Acesso em: 14 nov. 2018.
LOPES, Manuela Nunes; ZANON, Letícia Lovato Dellazzana; BOECKEL, Mariana Gonçalves. A multiplicidade de papéis da mulher contemporânea e a maternidade tardia. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto, vol. 22, n. 4. p. 917-928. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v22n4/v22n04a18.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.
MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.
MOREIRA, Antonio Flavio; JÚNIOR, Paulo Melgaço da Silva. Currículo, Transgressão e Diálogo: quando outras possibilidades se tornam necessárias. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 9, n. 18, p. 45-54, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4962/4097. Acesso em: 14 nov. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NASCIMENTO, L. F.; CAVALCANTE, M. M. D. Abordagem quantitativa na pesquisa em educação: investigações no cotidiano escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 25, p. 249-260, 29 mar. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7075 Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7075
PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4966 Doi: https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4966
PEREZ, Marcia Cristina Argenti. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, jan./jun. 2012. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/684. Acesso em: 13 nov. 2018.
REUSCH, Patrícia Thomas; SCHWINN, Simone Andrea. Novas tecnologias e trabalho: o trabalho feminino e o direito à desconexão. Revista EDUNISC. Santa Cruz do Sul, 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/13172. Acesso em: 11 nov. 2018.
SAMARA, Eni de Mesquita. Feminismo, Justiça Social e Cidadania na América Latina. In: MELO, Hildete Pereira de; PISCITELLI, Adriana; MALUF, Sônia Weidner; PUGA, Vera Lucia (orgs.). Olhares Feministas. Ministério da Educação: UNESCO. Coleção Educação para Todos. Brasília/DF, v. 10. p. 510, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=639-vol10feministas-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 nov. 2018.
SANTOS, José Jackson Reis dos. Especificidades dos saberes para a docência na educação de pessoas jovens e adultas. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 8, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/623. Acesso em: 16 nov. 2018.
SPARTA, Mônica; GOMES, William. Importância atribuída ao ingresso na Educação Superior por alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional. Porto Alegre, vol. 6, n. 2. p. 45-53. 2005. Disponível em: http://www.ufrgs.br/museupsi/lafec/16.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.
VASCONCELOS, Natália Batista. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da Educação Superior no Brasil. Ensino em Re-vista. Uberlândia, v. 17, p. 599-616. 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/11361/6598. Acesso em: 14 maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.