Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara

Autores

  • Ronivaldo Ferreira Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Almenara, Minas Gerais, Brasil.
  • Welisson Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13613

Palavras-chave:

Ensino médio integrado. Currículo Integrado. Práticas de ensino integradas.

Resumo

Esta pesquisa é o resultado parcial da dissertação de Mestrado em Educação e tem como objetivo compreender, por meio dos discursos dos sujeitos – professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara – o sentido do sintagma “integração” e as práticas de ensino ditas “integradas”. A pesquisa possui um delineamento teórico-metodológico de abordagem qualitativa, utilizam-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, fundadas nos pressupostos da Análise do Discurso. A hipótese aventada é de que os sentidos e práticas do ensino médio integrado se distanciam da proposta apregoada pela literatura. A partir dos enunciados, observa-se que o termo integração é polissêmico e suas práticas formativas são abrangentes e possibilitam diversas abordagens de ensino que integrem as áreas do conhecimento. Entretanto, a pesquisa constata que, no fazer pedagógico, predominam práticas pontuais de ensino baseadas na pedagogia de projetos e não a efetivação cotidiana de um currículo integrado propriamente dito.

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Biografia do Autor

Ronivaldo Ferreira Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Almenara, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba. Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG – Campus Almenara. Vinculado ao Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE∕IFTM∕CNPq); Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas para Qualificação de Servidores – PBQS - IFNMG.

E-mail: ronivaldoferreiramendes@gmail.com e ronivaldo.mendes@ifnmg.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3227-7461

Welisson Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor e Coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba e, professor no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT) na mesma instituição; Líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE∕IFTM∕CNPq).

E-mail: welissonmarques@iftm.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6766-4651

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

Mendes, R. F., & Marques, W. (2021). Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – Campus Almenara. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–24. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13613

Edição

Seção

Publicação Contínua