Formação inicial e continuada de professores mediando o desenvolvimento da prática educativa: uma análise histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13737Palavras-chave:
Desenvolvimento histórico, Formação inicial e continuada de professores, Práticas educativas, Significado e sentidoResumo
O artigo discute resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar significações de professores sobre formação profissional, tanto inicial quanto continuada. A pesquisa é fundamentada nas ideias de Vigotski e Spinoza acerca de desenvolvimento humano, da qual participaram duas professoras que atuam na rede pública municipal de Teresina-PI. Os instrumentos de pesquisa foram questionário e entrevista semiestruturada. A análise teve como procedimento os núcleos de significação. As análises indicam que, se, por um lado, na formação inicial, os conhecimentos apropriados ajudaram no desenvolvimento profissional das professoras, por outro, a formação continuada tem colaborado para mantê-las em situação de passividade diante das demandas educacionais, porque permanecem na dependência de terceiros para lhes dizer como agir profissionalmente. Os resultados indicam, ainda, que a formação continuada tem o potencial de retirar professores da condição de passividade quando colabora com o desenvolvimento da consciência desse profissional, enfim, com seu desenvolvimento histórico.
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