Formação inicial e continuada de professores mediando o desenvolvimento da prática educativa: uma análise histórico-crítica

Autores

  • Elayna Maria Santos Sousa Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.
  • Eliana de Sousa Alencar Marques Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13737

Palavras-chave:

Desenvolvimento histórico, Formação inicial e continuada de professores, Práticas educativas, Significado e sentido

Resumo

O artigo discute resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar significações de professores sobre formação profissional, tanto inicial quanto continuada. A pesquisa é fundamentada nas ideias de Vigotski e Spinoza acerca de desenvolvimento humano, da qual participaram duas professoras que atuam na rede pública municipal de Teresina-PI. Os instrumentos de pesquisa foram questionário e entrevista semiestruturada. A análise teve como procedimento os núcleos de significação. As análises indicam que, se, por um lado, na formação inicial, os conhecimentos apropriados ajudaram no desenvolvimento profissional das professoras, por outro, a formação continuada tem colaborado para mantê-las em situação de passividade diante das demandas educacionais, porque permanecem na dependência de terceiros para lhes dizer como agir profissionalmente. Os resultados indicam, ainda, que a formação continuada tem o potencial de retirar professores da condição de passividade quando colabora com o desenvolvimento da consciência desse profissional, enfim, com seu desenvolvimento histórico.

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Biografia do Autor

Elayna Maria Santos Sousa, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Criticas em Educação e Formação Humana. (NEPSH).

https://orcid.org/0000-0002-7658-460X

 

Eliana de Sousa Alencar Marques, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CCE/UFPI). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH).

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-4990-4487

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Sousa, E. M. S. ., & Marques, E. de S. A. (2021). Formação inicial e continuada de professores mediando o desenvolvimento da prática educativa: uma análise histórico-crítica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e13737. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13737

Edição

Seção

Publicação Contínua