El self curricular como dispositivo para pensar la persistencia en la educación de adultos
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13756Palavras-chave:
Currículo, Educação de adultos, Self e persistência.Resumo
Este artigo apresenta os resultados do projeto “Self curricular na educação de adultos: reflexões sobre a persistência no processo formativo,” cujo objetivo principal era reconstruir, por meio de narração oral e escrita, as histórias da vida escolar de estudantes da educação de adultos, destacando as razões do abandono e / ou persistência em seus processos de formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de um estudo autobiográfico, baseado em Willian Pinar, estudioso do currículo que, desde a década de 1970, introduziu o tema da autobiografia para falar sobre as experiências vividas em torno do currículo. Os resultados revelam que o self curricular é um dispositivo importante para criar pontes entre o subjetivo e o social, favorecendo um entendimento compartilhado sobre as diferentes trajetórias escolares vividas pelos estudantes adultos. Foi uma estratégia para captar o currículo narrativo, revelando as diferentes barreiras enfrentadas pelos estudantes para persistirem nos seus processos formativos.
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