Concepções e implicações da Accountability educacional no Brasil: o estado da questão (2006 - 2018)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13903Palavras-chave:
Accountability educacional, Avaliação da educação, Gestão educacional, Estado da QuestãoResumo
O artigo apresenta reflexões de natureza teórica a partir da construção do Estado da Questão sobre a accountability educacional analisando artigos publicados em periódicos da área. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, busca perceber as relações entre os pilares da avaliação, da prestação de contas e da responsabilização e as formas que estas têm sido consideradas. Questiona se a literatura especializada compreende a accountability educacional como um processo contínuo entre os pilares mencionados e se estes são conjugados nos artigos científicos da amostra, consequentemente, nas políticas educacionais neles discutidas. Conclui que a discussão se centra nos pilares da avaliação e da responsabilização revelando o próprio desenho das políticas que acionam a accountability quando desconsideram modelos mais democráticos e sofisticados de prestação de contas.
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