Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14087Palavras-chave:
Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.Resumo
O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying.
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