Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola

Autores

  • Elcio Rezek Leopoldino Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Luiz Anselmo Menezes Santos Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Iraquitan Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14087

Palavras-chave:

Adolescente. Bullying. Educação. Fenomenologia.

Resumo

O presente artigo tem como propósito descrever as narrativas de adolescentes acerca da percepção do fenômeno bullying na escola, aproximando a perspectiva filosófica da fenomenologia de Merleau-Ponty com o campo educacional. A importância dessa investigação está em valorizar a percepção de cada investigado sobre o fenômeno bullying e suas implicações sobre o mundo vivido, considerando à sua existência, suas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio. Concluiu-se com a pesquisa que os adolescentes percebem o bullying como um  problema muito ruim que gera dor e sofrimento. Os adolescentes se veem sós quando passam pela situação de bullying. Explicitaram a necessidade de formar grupos de amigos para que possam se ajudar e, dessa maneira, criar uma rede de proteção e reação contra o fenômeno do bullying.

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Biografia do Autor

Elcio Rezek Leopoldino, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Faculdade do Nordeste da Bahia, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores – INTERAÇÃO.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0303-3081

Luiz Anselmo Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS-Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - INTERAÇÃO.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5857-9420

Iraquitan Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain. Professor titular do Departamento de Educação Física, UFPB, Brasil. Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB. Membro do ESTESIA - GRUPO DE PESQUISA CORPO, FENOMENOLOGIA E MOVIMENTO.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0840-9727

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Leopoldino, E. R. ., Santos, L. A. M. ., & Caminha, I. O. . (2020). Educação e Fenomenologia: a percepção de adolescentes acerca do bullying na escola. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14087

Edição

Seção

Publicação Contínua