O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista

Autores

  • Gilmario Moreira Brito Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.
  • Maria Gamaliélia do Socorro Limeira Coutinho Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14197

Palavras-chave:

Escola Normal de Conquista. Engajamento. Intelectuais. Mediação cultural. História da educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o engajamento de professores e jornalistas como intelectuais que defenderam em jornais uma escola Normal para Vitória da Conquista, Bahia. Indaga-se quais as trajetórias formativas e as concepções de educação, ensino e formação de professores dos referidos profissionais? Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos de memorialistas e artigos publicados nos jornais “A Conquista”, “O Combate” e “A luta” que veiculavam concepções culturais, educacionais e da política local. Para compreender a história da educação nas inter-relações com abordagens das histórias política e intelectual propostas por Sirinelli (1998) e Alves (2019), discutiu-se as mediações culturais promovidas por intelectuais que pleiteavam a implantação da Escola Normal, ampliando os diálogos com Gramsci (2010), Cruz e Peixoto (2007), Buffa e Nosella (1997), Saviani (2005), Oliveira (2005), Silva (2000), Souza (2010), Medeiros (2008), Pereira (2018) Souza e Casimiro (2010).

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Biografia do Autor

Gilmario Moreira Brito, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Doutor em História Social / PUC/SP, Professor Titular Universidade do Estado da Bahia / Departamento de Educação / Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade. Salvador, BA, BR. Coordenador do GEHCEL- Grupo de Estudos Educação, História, Cultura e Linguagens.

ORCID:  http://ORCID.org/0000-0001-9349-1993

Maria Gamaliélia do Socorro Limeira Coutinho , Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Mestra em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia/ Departamento de Educação / Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade. Salvador BA, BR. Professora da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista – BA, BR. Participante – GEHCEL.

ORCID: http://ORCID.org/0000-0002-9856-0166

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Brito, G. M., & Coutinho , M. G. do S. L. . (2020). O engajamento de intelectuais em defesa da Escola Normal de Vitória da Conquista. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14197

Edição

Seção

Publicação Contínua