O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes

Autores

  • Monica Fantin Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14226

Palavras-chave:

formação, mediação, competências midiáticas, estudantes, cultura digital

Resumo

O texto discute o lugar que a formação e as mediações entre pares, escolares e familiares ocupam nas aprendizagens “digitais” e nas competências midiáticas de crianças e jovens estudantes, a partir de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida em 6 universidades brasileiras, no contexto de uma rede internacional de pesquisadores que investiga a temática das competências midiáticas para a cidadania. A pesquisa mais ampla, de abordagem quali-quantitativa, envolveu diferentes dimensões das competências midiáticas entre crianças, jovens, estudantes universitários, professores e comunicadores, e o recorte do artigo enfatiza o papel da formação na construção das competências midiáticas de estudantes de 9 a 12 anos e 14 e 16 anos em diferentes contextos socioculturais. O texto situa alguns fundamentos sobre formação, aprendizagem, mediação e competências midiáticas bem como os aspectos metodológicos da pesquisa. Na discussão sobre a formação recebida ou não pelos estudantes, o artigo destaca o lugar da aprendizagem autodidata, da aprendizagem com amigos, da mediação escolar e familiar e da formação em workshops. Por fim, situa alguns desafios da formação entendida como mediação educativa na promoção de experiências midiáticas e culturais responsáveis do ponto de vista semiótico, expressivo/estético e ético na escola e fora dela.

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Biografia do Autor

Monica Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduaçao em Educação do Centro de CIencias da Educaçao da Univerisdade Federal de Santa Catarina. Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo Infancia Comunicação Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq

ORCID https://orcid.org/0000-0001-7627-2115

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

Fantin, M. (2020). O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14226

Edição

Seção

Publicação Contínua