Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade

Autores

  • Juliana Cordeiro Soares Branco Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14262

Palavras-chave:

Trabalho docente, Tutoria, Educação à distância

Resumo

O presente texto visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação à Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a política Universidade Aberta do Brasil-UAB na perspectiva do trabalho de tutoria e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da sobrecarga de trabalho.

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Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, UFMG; Docente na Faculdade de Educação da UEMG, Belo Horizonte, Brasil; e do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana – da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT) e integrante do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais (NEPPPE).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2337-2918  

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Professora do quadro permanente do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação e Formação Humana – da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Integrante dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e em História da Educação (NEPHE).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3087-0694  

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Branco, J. C. S., & Oliveira Ramos dos Passos, D. (2020). Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14262

Edição

Seção

Publicação Contínua