Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14262Palavras-chave:
Trabalho docente, Tutoria, Educação à distânciaResumo
O presente texto visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação à Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a política Universidade Aberta do Brasil-UAB na perspectiva do trabalho de tutoria e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da sobrecarga de trabalho.
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