Positive coexistence and bullying prevention: the contributions of the support system between equals – a study between the spanish and brazilian experiences
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14391Palavras-chave:
Convivência escolar. SAI (Sistemas de Apoio entre Iguais). Bullying. Protagonismo.Resumo
Inúmeras investigações alertam para a necessidade urgente de que as instituições de educação organizem programas sistemáticos, planejados e intencionais para que a convivência na escola seja um valor. Ademais, tanto pesquisas como as legislações sobre educação ressaltam a necessidade de que as escolas tenham ações específicas de combate e prevenção às manifestações de violência, dentre elas o bullying. A presente investigação apresenta dados parciais da implantação de um modelo de Sistema de Apoio entre Iguais denominado Equipes de Ajuda em escolas brasileiras e espanholas. A amostra foi composta por 1.191 estudantes de escolas secundárias de diferentes cidades do Estado de São Paulo e diversas escolas da Espanha. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o INSEBULL, um questionário específico para o diagnóstico de situações de típicas de bullying. Os resultados demonstram que o protagonismo juvenil é uma das soluções possíveis para a superação bullying no contexto da escolar.
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