Áreas de modernização de preparação de futuros professores do primeiro escolar nos países da comunidade europeia

Autores

  • Zinovii Onyshkiv Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.
  • Yaroslava Kodliuk Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.
  • Tetiana Lesina Izmail State University of Humanities, Izmail, Ukraine.
  • Olena Malyna Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.
  • Nadya Kichuk Izmail State University of Humanities, Izmail, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15615

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Individualização, Poliparadigmalidade

Resumo

O artigo descreve os rumos da modernização da formação dos futuros professores do ensino fundamental nos países da Comunidade Européia, analisa os documentos normativos, que refletem os requisitos básicos para a formação profissional pedagógica. São diferenciadas as formas de padronização da formação de professores do ensino fundamental nas faculdades pedagógicas das faculdades pedagógicas das universidades: padrão nacional de professor qualificado, currículo nacional, critérios de prontidão profissional e pedagógica dos graduados universitários são definidos e refletidos em suas características de qualificação. A componente psicológico-pedagógica, que inclui um ciclo de disciplinas psicopedagógicas, é reconhecida como prioritária na formação profissional dos professores. Uma característica da formação profissional pedagógica é a formação em duas fases - formação acadêmica e prática, sistema de formação em duas fases: a nível de licenciatura e mestrado. É indicada a tendência de redução do número de faculdades pedagógicas e sua adesão às universidades. A integração da educação pedagógica dos países da Comunidade Européia é caracterizada e os princípios de desenvolvimento do espaço educacional europeu são nomeados. Distinguem-se quatro paradigmas que coexistem nos sistemas educacionais dos países europeus: acadêmico-tradicional, tecnológico, individual e voltado para a pesquisa. É caracterizado o papel da prática pedagógica no sistema de preparação dos futuros professores do ensino primário nos países da Europa, distinguindo-se os seus tipos e duração.

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Biografia do Autor

Zinovii Onyshkiv, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4851-070Х

Yaroslava Kodliuk, Ternopil Volodymyr Hnatiuk National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0851-3436

Tetiana Lesina, Izmail State University of Humanities, Izmail, Ukraine.

ORCID: http://orcid.org/%200000-0002-7923-2247

Olena Malyna, Zaporizhzhia National University, Zaporizhzhia, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0615-250X

Nadya Kichuk, Izmail State University of Humanities, Izmail, Ukraine.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0049-2645

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Onyshkiv, Z., Kodliuk, Y., Lesina, T., Malyna, O., & Kichuk, N. (2021). Áreas de modernização de preparação de futuros professores do primeiro escolar nos países da comunidade europeia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15615. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15615

Edição

Seção

Publicação Contínua