Sociedade das outsiders: das pedagogias de gênero da prosperidade às heterotopias pós-feministas

Autores

  • Stefane Rodrigues Colman Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Gregory da Silva Balthazar Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16443

Palavras-chave:

Empoderamento, Gênero, Igualdade, Pós-feminismos, Subjetividade

Resumo

Este artigo trata de uma possível permeabilidade entre a experiência feminista e a experiência evagélica neopetencostal. A partir de um grupo focal com jovens evangélicas, problematizamos a intersecção entre a pedagogia de gênero pulsante na teologia da prosperidade e as linhas de força de duas premissas feministas ressignificadas pela racionalidade neoliberal: a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Com isso, defendemos que os ditos das jovens evangélicas nos permitem sugerir a existência de uma heterotopia pós-feminista: espaços, certamente, não de pleno rompimento com a ordem do discurso de gênero neoliberal, mas que, apesar de tudo, ainda ensejam e ensaiam pequenas rachaduras que, desde o seio mesmo da normatividade, permitem a essas jovens evangélicas criarem outras possibilidades subjetivas para si mesmas.   

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Biografia do Autor

Stefane Rodrigues Colman, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Núcleo Diadorim de Estudos de Gênero.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6650-8021

Gregory da Silva Balthazar, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil.

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Coordenador do Núcleo Diadorim de Estudos de Gênero.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0371-1962

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Colman, S. R., & Balthazar, G. da S. (2021). Sociedade das outsiders: das pedagogias de gênero da prosperidade às heterotopias pós-feministas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16443. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16443

Edição

Seção

Publicação Contínua