O lapbook como um caminho inovador de organizar actividades de aprendizagem em escolas elementares

Autores

  • Androsova Natalia Mykolayivna Department of Pedagogy of Preschool and Elementary Education Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University, Kropyvnytskyi, Ukraine.
  • Kinakh Nelia Volodumurivna Department of Pedagogy and Psychology Vоlуn Institute of Postgraduate Pedagogical Education, Lutsk, Ukraine.
  • Demchenko Yulia Mykolayivna Department of Preschool and Primary Education Methods Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University, Kropyvnytskyi,Ukraine.
  • Antoshchuk Svitlana Department of Open Educational Systems and Information and Communication Technologies State Institution of Higher Education «University of Educational Management», Kyiv, Ukraine.
  • Kindei Lesia Grigorivna Department of Preschool and Primary Education Methods Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University, Kropyvnytskyi,Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16698

Palavras-chave:

Reserva de Lapbook, Lapbooking, Integração, Método inovador, Competências chave, Educação STEM, Adaptação

Resumo

O artigo analisa a opinião dos cientistas sobre a utilização de lapbooking nas escolas primárias. Descobre-se que a metodologia da lapbooking permite desbloquear o potencial de cada aluno no processo de criação de trabalho individual ou mais frequentemente colectivo. Em particular, o livro de colo forma competências e capacidades chave, que são exigidas pelo vector educativo da Nova Escola Ucraniana. Além disso, tem em conta a aprendizagem inter-curricular e as competências sociais, que ajudam cada indivíduo a tornar-se bem sucedido e a adaptar-se na sociedade. O artigo prova que a utilização de Lapbooks é razoável não só quando se estuda um único tópico, mas também como um tipo de trabalho complexo e sistémico, o mais próximo possível do projecto e das actividades de investigação. Descobriu-se que a introdução de lapbooking em diferentes fases do estudo de temas é eficaz, uma vez que abrange diferentes tipos de actividade: trabalho em pares e em grupo; métodos de pesquisa e trabalho com informação (capacidade de trabalhar com fontes, generalizar e sistematizar, tirar conclusões, formular declarações próprias de forma concisa e informativa). Note-se que a técnica de lapbooking pode ser aplicada desde a idade pré-escolar com uma complicação gradual do ensino secundário. Consequentemente, a essência geral da lapbooking é sistematizada com a ajuda de diagramas e gráficos integrativos. É determinado que a indústria educacional deve ser flexível para responder atempadamente às mudanças na sociedade e fornecer ao mercado profissional especialistas, cidadãos bem sucedidos e activos que sejam capazes não só de se adaptarem, mas também de se realizarem a si próprios. A inovação do método de lapbooking é que combina simultaneamente diferentes áreas de actividade: informativa, investigação, design, comunicativa, criativa, tecnológica, estética. Os resultados do estudo permitem-nos recomendar a lapbooking como principal método de trabalho no ensino básico (quando se estuda qualquer tema ou matéria académica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Androsova Natalia Mykolayivna, Department of Pedagogy of Preschool and Elementary Education Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University, Kropyvnytskyi, Ukraine.

Kinakh Nelia Volodumurivna, Department of Pedagogy and Psychology Vоlуn Institute of Postgraduate Pedagogical Education, Lutsk, Ukraine.

Demchenko Yulia Mykolayivna, Department of Preschool and Primary Education Methods Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University, Kropyvnytskyi,Ukraine.

Antoshchuk Svitlana, Department of Open Educational Systems and Information and Communication Technologies State Institution of Higher Education «University of Educational Management», Kyiv, Ukraine.

Kindei Lesia Grigorivna, Department of Preschool and Primary Education Methods Volodymyr Vynnychenko Central Ukrainian State Pedagogical University, Kropyvnytskyi,Ukraine.

Referências

Pavliuchenko, O. V., & Yermoshyna, T. V. (2021). Vykorystannia lepbukinhu pid chas vyvchennia parazytiv liudyny v novii ukrainskii shkoli [The use of lapbooking in the study of human parasites in the new Ukrainian school]. Naukovi zapysky VDPU imeni Mykhaila Kotsiubynskoho. Seriia: pedahohika i psykholohiia, 66, 12-17.

Hatovska, D. A. (2015). Lepbuk, yak zasib navchannia v umovakh osvitnoi system [The Lapbook as a teaching tool in the educational system]. Merkuryi, 162-164. https://vseosvita.ua/library/nus-avtorska-robota-na-temu-stvorenna-tematicnogo-lepbuka-101015.html

Hilberh, T. (2020). Lepbuk yak novitnii sposib orhanizatsii navchalnoi diialnosti [The Lapbook as the newest way to organize learning activities]. Orhanizatsiia uroku intehrovanoho kursu «Ia doslidzhuiu svit». Com.Ua. https://nuschool.com.ua/lessons/world/1-2klas/18.html

Domina, I. (2018, February 21). Proektne navchannia: korotko pro holovne [Project-based learning: fast facts].Org.ua. https://nus.org.ua/view/proektne-navchannya-korotko-pro-golovne

Kyrychuk, K. (2017, November 30). 10 profesii maibutnoho, yaki mozhna opanuvaty vzhe zaraz [10 professions of the future that you can master now]. Osvitoria.media. https://osvitoria.media/experience/10640/

Kriher, O. A. (2018). Lepbuk yak zasib formuvannia doslidnytskykh umin v uchniv 4 klasiv na urokakh pryrodoznavstva [The Lapbook as a tool for the formation of research skills of 4th grade students in science classes]. http://elibrary.kdpu.edu.ua/handle/123456789/2681

Lysenko, V. Ya. (2018). Prezentatsiia “Lepbuk yak innovatsiinyi pidkhid do formuvannia kreatyvnoi osobystosti shkoliara v umovakh Novoi ukrainskoi shkoly.”[Presentation “The Lapbook as an innovative approach to the formation of a creative personality of the schoolchild in the conditions of the New Ukrainian school.”]. Com.Ua. https://naurok.com.ua/prezentaciya-lepbuk-yak-innovaciyniy-pidhid-do-formuvannya-kreativno-osobistosti-shkolyara-v-umovah-novo-ukra-nsko-shkoli-21912.html

Liashenko, K. (2018). Metodychna rozrobka “Lepbuk yak odna iz form realizatsii mizhdystsyplinarnoho pidkhodu pid chas navchannia v pochatkovii shkoli” - Urok.OSVITA.UA. [Methodological development “The Leipbook as a form of interdisciplinary approach to teaching in elementary school” – Urok.OSVlTA.UA.]. Osvita.Ua. https://urok.osvita.ua/materials/edu_technology/61061/

Martinova, N. T. (2015, October 22). Proekt “Ljepbuk” prednaznachen dlja sovmestnoj dejatel'nosti vospitatelja s det'mi. [The “Lapbook” project is designed for joint activities of an educator and children]. Infourok.Ru. https://infourok.ru/proekt-lepbuk-prednaznachen-dlya-sovmestnoy-deyatelnosti-vospitatelya-s-detmi-512880.html

Pestova, E. G. (2016). Ljepbuk [Lapbook]. Nsportal.Ru. http://nsportal.ru/detskiy-sad/materialy-dlya-roditeley/2016/01/06/lepbuk

Pirozhenko, T. (n.d.). Chto takoe lepbuk? [What is a lapbook?]. Ljepbuki. Tavika.Ru. http://www.tavika.ru/p/blog-page_5.html

Pliatsok, A. O., & Oliinyk, V. V. (2017). Vykorystannia tekhnolohii «Lepbuk» v roboti z doshkilnykamy [Using the “Lapbook” technology in work with preschool children]. Vinnytsia : KU «MMK».

Slabchenko, V. P. (2018). Lepbuk – mini-entsyklopediia [Lapbook - a mini encyclopedia]. Blogspot.Com. http://26valentina26.blogspot.com/2018/01/blog-post_21.html

Striletska, N. M. (N.d.).Teoretychni aspekty rozrobky ta vykorystannia lepbuku «Ia i tsyfrovi prystroi» (Informatychna osvitnia haluz, 2 klas) [Theoretical aspects of the development and use of the lapbook “Me and Digital Devices” (Information Education Industry, 2nd grade)]. Cutt.Ly. https://cutt.ly/oRdMWjE

Forostiana, L. (2020). Osoblyvosti vyhotovlennia lepbukiv v pochatkovii shkoli - Hrupa prodovzhenoho dnia - Hrupa prodovzhenoho dnia - Kataloh statei - Sait vchyteliv pochatkovykh klasiv mista Uman [Peculiarities of making lapbooks in the elementary school - Extended Day Groups - Articles Catalog - Uman Elementary School Teachers Website].Umanstudy.at.Ua. https://umanstudy.at.ua/publ/grupa_prodovzhenogo_dnja/grupa_prodovzhenogo_dnja/osoblivosti_vigotovlennja_lepbukiv_v_pochatkovij_shkoli/33-1-0-753

Pokolinnia Alfa. Yak vchyty ditei, yaki ne mozhut zoseredytys [Generation Alpha. How to teach kids who can't focus]. (2020, January 24). Intboard.Ua. https://intboard.ua/pres-sluzhba/blog/pokolnnia-alfa-iak-vchiti-dtei-iak-ne-mozhut-zosereditis

Peycheva, Y., & Lazarova, S. (2018). The lapbook as a didactic tool to implement integrated training in natural science and technology and entrepreneurship at primary school level. Knowledge International Journal, 28(3), 959–963.

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Mykolayivna, A. N., Volodumurivna, K. N., Mykolayivna, D. Y., Svitlana, A., & Grigorivna, K. L. (2021). O lapbook como um caminho inovador de organizar actividades de aprendizagem em escolas elementares. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16698. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16698

Edição

Seção

Publicação Contínua