O lapbook como um caminho inovador de organizar actividades de aprendizagem em escolas elementares
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16698Palavras-chave:
Reserva de Lapbook, Lapbooking, Integração, Método inovador, Competências chave, Educação STEM, AdaptaçãoResumo
O artigo analisa a opinião dos cientistas sobre a utilização de lapbooking nas escolas primárias. Descobre-se que a metodologia da lapbooking permite desbloquear o potencial de cada aluno no processo de criação de trabalho individual ou mais frequentemente colectivo. Em particular, o livro de colo forma competências e capacidades chave, que são exigidas pelo vector educativo da Nova Escola Ucraniana. Além disso, tem em conta a aprendizagem inter-curricular e as competências sociais, que ajudam cada indivíduo a tornar-se bem sucedido e a adaptar-se na sociedade. O artigo prova que a utilização de Lapbooks é razoável não só quando se estuda um único tópico, mas também como um tipo de trabalho complexo e sistémico, o mais próximo possível do projecto e das actividades de investigação. Descobriu-se que a introdução de lapbooking em diferentes fases do estudo de temas é eficaz, uma vez que abrange diferentes tipos de actividade: trabalho em pares e em grupo; métodos de pesquisa e trabalho com informação (capacidade de trabalhar com fontes, generalizar e sistematizar, tirar conclusões, formular declarações próprias de forma concisa e informativa). Note-se que a técnica de lapbooking pode ser aplicada desde a idade pré-escolar com uma complicação gradual do ensino secundário. Consequentemente, a essência geral da lapbooking é sistematizada com a ajuda de diagramas e gráficos integrativos. É determinado que a indústria educacional deve ser flexível para responder atempadamente às mudanças na sociedade e fornecer ao mercado profissional especialistas, cidadãos bem sucedidos e activos que sejam capazes não só de se adaptarem, mas também de se realizarem a si próprios. A inovação do método de lapbooking é que combina simultaneamente diferentes áreas de actividade: informativa, investigação, design, comunicativa, criativa, tecnológica, estética. Os resultados do estudo permitem-nos recomendar a lapbooking como principal método de trabalho no ensino básico (quando se estuda qualquer tema ou matéria académica).
Downloads
Referências
Pavliuchenko, O. V., & Yermoshyna, T. V. (2021). Vykorystannia lepbukinhu pid chas vyvchennia parazytiv liudyny v novii ukrainskii shkoli [The use of lapbooking in the study of human parasites in the new Ukrainian school]. Naukovi zapysky VDPU imeni Mykhaila Kotsiubynskoho. Seriia: pedahohika i psykholohiia, 66, 12-17.
Hatovska, D. A. (2015). Lepbuk, yak zasib navchannia v umovakh osvitnoi system [The Lapbook as a teaching tool in the educational system]. Merkuryi, 162-164. https://vseosvita.ua/library/nus-avtorska-robota-na-temu-stvorenna-tematicnogo-lepbuka-101015.html
Hilberh, T. (2020). Lepbuk yak novitnii sposib orhanizatsii navchalnoi diialnosti [The Lapbook as the newest way to organize learning activities]. Orhanizatsiia uroku intehrovanoho kursu «Ia doslidzhuiu svit». Com.Ua. https://nuschool.com.ua/lessons/world/1-2klas/18.html
Domina, I. (2018, February 21). Proektne navchannia: korotko pro holovne [Project-based learning: fast facts].Org.ua. https://nus.org.ua/view/proektne-navchannya-korotko-pro-golovne
Kyrychuk, K. (2017, November 30). 10 profesii maibutnoho, yaki mozhna opanuvaty vzhe zaraz [10 professions of the future that you can master now]. Osvitoria.media. https://osvitoria.media/experience/10640/
Kriher, O. A. (2018). Lepbuk yak zasib formuvannia doslidnytskykh umin v uchniv 4 klasiv na urokakh pryrodoznavstva [The Lapbook as a tool for the formation of research skills of 4th grade students in science classes]. http://elibrary.kdpu.edu.ua/handle/123456789/2681
Lysenko, V. Ya. (2018). Prezentatsiia “Lepbuk yak innovatsiinyi pidkhid do formuvannia kreatyvnoi osobystosti shkoliara v umovakh Novoi ukrainskoi shkoly.”[Presentation “The Lapbook as an innovative approach to the formation of a creative personality of the schoolchild in the conditions of the New Ukrainian school.”]. Com.Ua. https://naurok.com.ua/prezentaciya-lepbuk-yak-innovaciyniy-pidhid-do-formuvannya-kreativno-osobistosti-shkolyara-v-umovah-novo-ukra-nsko-shkoli-21912.html
Liashenko, K. (2018). Metodychna rozrobka “Lepbuk yak odna iz form realizatsii mizhdystsyplinarnoho pidkhodu pid chas navchannia v pochatkovii shkoli” - Urok.OSVITA.UA. [Methodological development “The Leipbook as a form of interdisciplinary approach to teaching in elementary school” – Urok.OSVlTA.UA.]. Osvita.Ua. https://urok.osvita.ua/materials/edu_technology/61061/
Martinova, N. T. (2015, October 22). Proekt “Ljepbuk” prednaznachen dlja sovmestnoj dejatel'nosti vospitatelja s det'mi. [The “Lapbook” project is designed for joint activities of an educator and children]. Infourok.Ru. https://infourok.ru/proekt-lepbuk-prednaznachen-dlya-sovmestnoy-deyatelnosti-vospitatelya-s-detmi-512880.html
Pestova, E. G. (2016). Ljepbuk [Lapbook]. Nsportal.Ru. http://nsportal.ru/detskiy-sad/materialy-dlya-roditeley/2016/01/06/lepbuk
Pirozhenko, T. (n.d.). Chto takoe lepbuk? [What is a lapbook?]. Ljepbuki. Tavika.Ru. http://www.tavika.ru/p/blog-page_5.html
Pliatsok, A. O., & Oliinyk, V. V. (2017). Vykorystannia tekhnolohii «Lepbuk» v roboti z doshkilnykamy [Using the “Lapbook” technology in work with preschool children]. Vinnytsia : KU «MMK».
Slabchenko, V. P. (2018). Lepbuk – mini-entsyklopediia [Lapbook - a mini encyclopedia]. Blogspot.Com. http://26valentina26.blogspot.com/2018/01/blog-post_21.html
Striletska, N. M. (N.d.).Teoretychni aspekty rozrobky ta vykorystannia lepbuku «Ia i tsyfrovi prystroi» (Informatychna osvitnia haluz, 2 klas) [Theoretical aspects of the development and use of the lapbook “Me and Digital Devices” (Information Education Industry, 2nd grade)]. Cutt.Ly. https://cutt.ly/oRdMWjE
Forostiana, L. (2020). Osoblyvosti vyhotovlennia lepbukiv v pochatkovii shkoli - Hrupa prodovzhenoho dnia - Hrupa prodovzhenoho dnia - Kataloh statei - Sait vchyteliv pochatkovykh klasiv mista Uman [Peculiarities of making lapbooks in the elementary school - Extended Day Groups - Articles Catalog - Uman Elementary School Teachers Website].Umanstudy.at.Ua. https://umanstudy.at.ua/publ/grupa_prodovzhenogo_dnja/grupa_prodovzhenogo_dnja/osoblivosti_vigotovlennja_lepbukiv_v_pochatkovij_shkoli/33-1-0-753
Pokolinnia Alfa. Yak vchyty ditei, yaki ne mozhut zoseredytys [Generation Alpha. How to teach kids who can't focus]. (2020, January 24). Intboard.Ua. https://intboard.ua/pres-sluzhba/blog/pokolnnia-alfa-iak-vchiti-dtei-iak-ne-mozhut-zosereditis
Peycheva, Y., & Lazarova, S. (2018). The lapbook as a didactic tool to implement integrated training in natural science and technology and entrepreneurship at primary school level. Knowledge International Journal, 28(3), 959–963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.