A contribuição da educação infantil no repertório de habilidades sociais de crianças de 4 e 5 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17244Palavras-chave:
Contexto socioeconômico, Educação, Habilidades sociaisResumo
O objetivo deste estudo é compreender os efeitos das propostas pedagógicas e dos contextos socioeconômicos nos repertórios de habilidades sociais de crianças de 4 e 5 anos de idade de duas instituições de Educação Infantil, uma pública e uma privada do município de Ipiaú-Bahia. O percurso metodológico foi inspirado na pesquisa exploratória e qualitativa. Os dados foram gerados por meio da análise do Projeto Político Pedagógico de cada instituição, diário de campo e entrevista semiestruturada. As informações geradas pela pesquisa de campo e documental, a partir das categorias: Educação Infantil, habilidades sociais e contexto socioeconômico, possibilitou conhecer as potencialidades, as lacunas e as contradições do tema das habilidades sociais na Educação Infantil naquele contexto. Os resultados da pesquisa indicam que a noção de habilidades social é relativamente nova na área da educação e pouco difundida. Tanto na realidade educacional quanto na legislação as habilidades sociais, mesmo não sendo conhecidas ou trabalhadas como tal, estão presentes de forma indireta. Verificou-se também que não há distinção em relação ao repertório de habilidades sociais das crianças matriculadas na Educação Infantil em contextos socioeconômicos e propostas pedagógicas distintas. O repertório de habilidades sociais das crianças é influenciado pelo contexto familiar, educacional, religioso, pelas redes de apoio social, entre outros.
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