Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP

Autores

  • Aline Pacheco Souza Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero do Equador, Macapá, Amapá, Brasil.
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero do Equador, Macapá, Amapá, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17369

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação Pública, Gênero, Narrativas de jovens egressas, Santana-AP

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa qualitativa de mestrado em educação, de viés narrativo, com ênfase no debate de gênero e decolonialidade. Participam da pesquisa três jovens egressas da rede básica de ensino da cidade de Santana-AP, com faixa etária entre 20 e 23 anos. As participantes foram convidadas a partir do interesse e envolvimento com as temáticas feministas, demonstrados na vivência escolar e nas relações pessoais. A partir das compreensões do ser mulher das colaboradoras, buscou-se compreender como a violência colonial de gênero se expressa e opera sobre as mulheres de cor de Abya Yala. O gênero, desse modo, é debatido como violência colonial onde, em intersecção com as dimensões de raça, sexualidade e classe, configura opressões e subalternidades que significam de modo específico as mulheres racializadas do sul global. As concepções críticas das jovens egressas do ensino básico sobre o ser mulher indicam elementos que trazem consistência para a análise social dos feminismos decoloniais e corrobora para a superação da imposição patriarcal, moderna e colonial de gênero nos territórios de Abya Yala, possibilitando reflexões sobre os caminhos para a superação da violência de gênero.

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Biografia do Autor

Aline Pacheco Souza, Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero do Equador, Macapá, Amapá, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá. Professora na rede básica de ensino do estado do Amapá.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0917-4168

 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero do Equador, Macapá, Amapá, Brasil.

 

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é professor no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

ORCID: <http://orcid.org/0000-0002-2947-5347>

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Publicado

2022-05-14

Como Citar

Souza, A. P., & Custódio, E. S. (2022). Gênero e decolonialidade: percepções sobre o ser mulher na narrativa de jovens egressas da rede básica de ensino de Santana-AP. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17369. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17369