Formação da cultura jurídica dos estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17761Palavras-chave:
Сultura jurídica, Estudantes universitários, Formação profissional, Abordagens, Componentes, Funções, Modelo pedagógico, Princípios, ExperiênciaResumo
Pode-se definir a cultura jurídica dos estudantes como um sistema espiritual e material da vida jurídica dos estudantes, que assegura a utilização eficaz de documentos legislativos e outros documentos regulamentares em actividades profissionais para resolver problemas profissionais. A cultura jurídica dos estudantes na sua formação profissional é uma unidade de componentes gnoseológicos, axiológicos, de actividade e tecnológicos, que podem ser considerados como critérios da formação desta cultura. Os componentes estruturais seleccionados da cultura jurídica da formação profissional do estudante são refractados em componentes funcionais. As funções mais importantes são cognitivo-transformativas, legal-reguladoras, valor-normativas, comunicativas, prognósticas, de socialização legal, e humanísticas. O modelo pedagógico da formação da cultura jurídica dos estudantes, representado pelos componentes de destino, conteúdo estrutural, organizacional-procedural e de avaliação-controlo, que revela a essência teórica, estrutura interna e lógica do complexo processo em consideração, a unidade de todos os seus elementos inter-relacionados e interdependentes, permite criar um espaço educativo jurídico e proporciona o processo de formação da cultura jurídica nas condições da educação profissional e pedagógica. Os princípios básicos revelados da formação da cultura jurídica dos estudantes na formação profissional são consistência, conceptualidade, condicionalidade jurídica e tambem o principio baseado em prognósticos.
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