Formação docente e práxis na educação profissional e tecnológica (EPT): desafios para uma formação humana e crítica de estudantes de cursos técnicos
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17992Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente, Ações pedagógicas, PráxisResumo
Este estudo tem por objetivo analisar os desafios enfrentados por docentes do Centro Territorial do Piemonte da Diamantina II (CETEP), situado na cidade de Jacobina-BA, ao implementarem ações pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com vistas à formação de sujeitos críticos e autônomos. As reflexões foram produzidas em diálogos colaborativos com cinco professores, através de entrevistas e grupos de discussão, realizados por meio da plataforma virtual Google Meet, dado ao contexto pandêmico mundial. As vozes teóricas convocadas para sustentar os argumentos versam sobre os eixos Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e Formação Docente. Os resultados apresentam a necessidade de uma práxis que aponte para ações pedagógicas mais sistematizadas, interdisciplinares, pautadas na diversidade das culturas locais e globais bem como na diversidade de linguagens, com ênfase na formação humana e profissional dos estudantes, protagonistas da sociedade contemporânea.
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