Compreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo

Autores

  • Stephany Castro Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Juliana Guimarães Saneto Secretaria Municipal de Vila Velha, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18028

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação Escolar Indígena, Pluridocência

Resumo

Este artigo analisa as compreensões de Educação Física na Escola Municipal Pluridocente Indígena Aldeia Três Palmeiras. O estudo se constituiu como qualitativo, configurando uma pesquisa de campo descritiva e interpretativa. A metodologia se deu por meio de: observação participante das aulas de Educação Física e da dinâmica escolar no contexto da aldeia; anotações em diário de campo; registro de imagens; entrevistas remotas, no período de isolamento social, por meio de aplicativos de conversa/interação. Durante nosso processo de imersão no contexto da aldeia Três Palmeiras, localizada em Aracruz (ES), foi possível constatar que a Educação Física Escolar Guarani vem sendo construída no dia a dia da escola como expressão da cultura local (tradicional e esportiva), a partir das experiências não positivas do passado, com ênfase no esporte, e dentro de uma conjuntura da escola indígena com predominância de professores de outra etnia tencionando os aspectos interculturais.

 

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Biografia do Autor

Stephany Castro Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestranda em Educação Física pela UFES

Juliana Guimarães Saneto, Secretaria Municipal de Vila Velha, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Unicamp

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Ciências Humanas pela UFSC

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Freitas, S. C., Saneto, J. G., & Gomes, I. M. (2022). Compreensões de educação física na Escola Pluridocente Guarani do Espírito Santo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e18028. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18028

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