As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau

Autores

  • Lidiane Brito Freitas

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2212

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como Rousseau estabelece um nexo entre natureza e civilização, no que concerne ao papel da educação como possibilidade de orientar o homem no curso de suas ações. Ao formular uma educação natural, Rousseau não descarta a necessidade de uma formação que engloba aspectos oriundos do processo civilizatório. Essa educação tem a função de equilibrar as diferenças entre a natureza e a sociedade, permitindo que o homem entre no mundo da cultura, sendo guiado pelos princípios da natureza. Fazer uma incursão pelos clássicos da filosofia rousseauniana – Discursos, Contrato Social, Emílio ou da Educação e Júlia ou a Nova Helöísa – possibilitará uma reflexão rigorosa sobre conceitos necessários à construção de um entendimento acerca da possibilidade de superação do impasse estabelecido entre natureza e civilização.

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Como Citar

Freitas, L. B. (2022). As dificuldades da tarefa educativa na civilização, segundo Rousseau. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(3). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2212

Edição

Seção

Artigos