Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008)

Autores

  • Décio Gatti Júnior

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2216

Resumo

O presente estudo consiste em uma reflexão sobre os aspectos principais do esforço de constituição de uma herme-nêutica e de uma heurística investigativa no âmbito da História das Disciplinas Escolares no Brasil. O primeiro movimento do texto é dedicado à apresentação das principais categorias de análise presentes nas investigações neste corte temático. Em seguida, o texto percorre o caminho da ampliação de fontes ocorrida na pesquisa histórica, de modo geral, e histórico-educacional, de modo particular. No terceiro e último movimento, há uma apresentação sucinta de vinte obras publicadas em forma de livro ou de coletânea que tratam da temática, com apontamento de seus contornos mais gerais e das fontes de pesquisa utilizadas, o que consistiu em amostra significativa para as pretensões desse estudo, considerando, porém, que há produção significativa nesta área temática divulgada em forma de dissertações, teses e artigos científicos.  Conclui-se que a pesquisa na temática da História das Disciplinas Escolares encontra-se estruturada, com uma hermenêutica que superou abordagens restritivas e reducionistas do passado, com utilização de fontes de pesquisa que permitem alcançar melhor a dinâmica cotidiana dos indivíduos nos processos de escolarização modernos.

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Como Citar

Júnior, D. G. (2022). Aspectos Teórico-metodológicos e da Historiografia Brasileira na Temática da História das Disciplinas Escolares (1990-2008). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(4). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2216

Edição

Seção

Artigos