História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2218Resumo
A história do ensino de língua materna na escola secundária brasileira tem sido tema de pesquisas das áreas de Letras, Linguística e Educação. Da perspectiva da História da Educação, a partir de referencial teórico da cultura escolar, a história das disciplinas escolares vem se constituindo como um campo de pesquisa profícuo, que tem contribuído muito para o conhecimento de normas, práticas e currículos escolares em diferentessegmentos de tempo. Adotando tais premissas, o artigo analisa distintas fases pelas quais se configurou a disciplina Português no ensino secundário no Brasil, do século XIX até a década de 1940. O estudo da
trajetória da disciplina Português e a configuração de normas e práticas são acompanhados por meio da análise dos programas do Colégio Pedro II (instituição modelo do ensino secundário), da legislação vigente, da carga horária das disciplinas, dos livros didáticos adotados, das normas dos Exames Preparatórios, além de estudos, fontes e documentos da historiografia da educação para este nível de ensino.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Razzini, M. de P. G. (2022). História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(4). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2218
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.