História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira

Autores

  • Marcia de Paula Gregorio Razzini

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2218

Resumo

A história do ensino de língua materna na escola secundária brasileira tem sido tema de pesquisas das áreas de Letras, Linguística e Educação. Da perspectiva da História da Educação, a partir de referencial teórico da cultura escolar, a história das disciplinas escolares vem se constituindo como um campo de pesquisa profícuo, que tem contribuído muito para o conhecimento de normas, práticas e currículos escolares em diferentes
segmentos de tempo. Adotando tais premissas, o artigo analisa distintas fases pelas quais se configurou a disciplina Português no ensino secundário no Brasil, do século XIX até a década de 1940. O estudo da
trajetória da disciplina Português e a configuração de normas e práticas são acompanhados por meio da análise dos programas do Colégio Pedro II (instituição modelo do ensino secundário), da legislação vigente, da carga horária das disciplinas, dos livros didáticos adotados, das normas dos Exames Preparatórios, além de estudos, fontes e documentos da historiografia da educação para este nível de ensino.

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Como Citar

Razzini, M. de P. G. (2022). História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(4). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2218

Edição

Seção

Artigos