Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA

Autores

  • Joaquim Cardoso da Silveira Neto
  • Maria Cleonice Nunes Andrade

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2237

Resumo

Este trabalho apresenta, primeiramente, a história da Educação de Jovens e Adultos, e, segundo, o abandono escolar nesta modalidade. Isso porque o destaque que atualmente se dá a esta questão é imposto pela consciência crescente do importante papel que a educação desempenha nas profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do país. É nesse particular, que o presente estudo discutirá o elevado índice de abandono na EJA do município de Fátima. O problema do abandono escolar da EJA tornou-se, portanto, uma realidade e merece atenção, pois os alunos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Na construção deste artigo, a metodologia empregada foi a bibliográfica e, posteriormente, a pesquisa de campo, através da coleta de dados das atas de resultados finais do ano letivo de 2008 in lócus, acerca da EJA e dos índices de abandono. Assim, chegou-se à conclusão de que é urgente a revisão do material adotado bem como da formação dos docentes da EJA, apesar de a educação desse grupo específico ser elemento primordial nas relações humanas, políticas, econômicas, comportamentais, históricas e sociais. O presente texto evidenciou que o abandono configurou-se no maior problema na consecução das metas traçadas para o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos.

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Como Citar

Neto, J. C. da S., & Andrade, M. C. N. (2022). Os jovens e os adultos que fogem da escola. A escola que expulsa os jovens e os adultos: reflexões sobre o abandono na EJA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(5). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2237

Edição

Seção

Artigos